Três centenas de participantes deram as boas-vindas ao (PER)CORRER CASTRO DAIRE 2018

por Rua Direita | 2018.03.30 - 11:19

 

 

 

         Teve início, no passado domingo, dia 25 de março, a 3º edição do Circuito Municipal de Atletismo – (PER)CORRER CASTRO DAIRE 2018.

 

À semelhança do ano anterior a primeira jornada desta iniciativa teve lugar nas freguesias de Moledo e Mões, percorrendo o Caminho Português Interior de Santiago.

O evento contou com a participação de três centenas de atletas, caminheiros e, este ano, a novidade de concorrentes em bicicleta todo o terreno (BTT). Da proposta desportiva para essa manhã constava uma corrida pedestre na natureza, com a distância de 11,7 km, correspondente ao Caminho Português Interior de Santiago, entre Aguadalte e Mões, uma caminhada (8,7 km), entre Vila Meã e Mões, um percurso de BTT idêntico ao competitivo pedestre, antecedido de ligação não competitiva de Mões a Aguadalte e, ainda, corridas para os mais jovens, traçadas no centro urbano de Mões.

Na corrida pedestre o pódio masculino foi inteiramente ocupado pelos atletas do GDC Castelo de Paiva, iniciando da melhor forma a defesa do título coletivo no Troféu CPIS (Caminho Português Interior de Santiago) conquistado o ano passado.

Sérgio Azevedo triunfou com 53m26s, seguido dos seus colegas de equipa Nuno Silva (56m09s) e Bruno Vieira (57m16s). Tal como nos masculinos, o pódio feminino foi inteiramente ocupado por atletas de um só clube – GDR Granja / Trutas do Mau – com o triunfo, folgado, a sorrir a Lídia Pereira (1h01m11s) seguida de Maryline Marques (1h07m59s) e Tila Pina (1h09m25s).

Tal como na corrida pedestre o pódio dos participantes em BTT foi ocupado pelos representantes de uma só coletividade – Lamigroup / Casa do Benfica em Castro Daire – com a vitória de Ricardo Gomes (39m15s) seguido de Rui Ferreira (42m18s) e Ademar Teixeira (42m49s).

A encerrar a jornada desportiva teve lugar, na Casa do Povo de Mões, a cerimónia de entrega de prémios, no decurso da qual foi oferecida “merenda reforçada”, sob a forma de porco no espeto e outros miminhos da região, a todos os participantes, a qual, por si só, justificou a presença nesta iniciativa.

Este evento foi o 1º de 3 etapas do Troféu Caminho Português Interior de Santiago, a disputar ao longo de 2018, no decurso das quais se irá percorrer o referido Caminho na sua travessia do concelho de Castro Daire e no final do qual serão premiados os vencedores da geral, masculina e feminina, bem como os primeiros atletas castrenses, com uma viagem e participação na 41ª edição da Corrida Pedestre Internacional de Santiago de Compostela, a disputar em outubro próximo.

O (PER)CORRER CASTRO DAIRE prossegue a 21 de Abril, em Monteiras, com a ROTA DO PÃO, a qual contará com uma corrida e marcha pedestre em natureza e corridas para os mais jovens.

 

Classificações, informações e inscrições (gratuitas) disponíveis em www.cm-castrodaire.pt e www.terrasdeaventura.net.

 

TDuarte

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub