Tondela Gastronómica

por Rua Direita | 2017.05.31 - 13:53

 

TONDELA GASTRONÓMICA foi assinalada no dia 27 de maio no Mercado Municipal de Tondela,  com um “mega” mercado que contou, além dos frequentadores habituais deste espaço e do Mercado Ao Sabor, com a representação de produtos locais e petiscos de várias freguesias do concelho e escolas, como a Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, a Confraria dos Carolos e Papas de Milho, o  Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, o grupo de pais da EB1 de Tonda, o Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, a Cooperativa Vários, a ADICES, a AFERT e a União de Freguesias de Mouraz e Vila Nova da Rainha.

Desde as 8 da manhã que o espaço ficou pronto para receber os visitantes que, ao longo da manhã, foram chegando e, num ambiente de saudável convívio, foram degustando os produtos que as várias freguesias / serviços / escolas quiseram trazer para este dia. Comemorou-se, assim, pelo segundo ano, e numa parceria entre o Município (Pelouro da Cultura) e o CLDS-3G “Tondela Inclusiva”, o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, tendo Tondela se associado, deste modo, às comemorações da gastronomia portuguesa que, um pouco por todo o país, deram provas da qualidade deste nosso património imaterial.

As condições climatéricas favoráveis permitiram uma maior dinamização deste local que foi visitado pelo Sr. Presidente do Município e pelos Srs. Vereadores, havendo oportunidade de visitar individualmente cada espaço, congratulando os dinamizadores pelos produtos de excelente qualidade que apresentaram.

Como referiu o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, este evento serviu também para demonstrar a excelência dos produtos da nossa região e do nosso concelho, porque falar de gastronomia também é falar de qualidade e de excelência. Temos, cada vez mais, produtores que têm produtos de elevada qualidade e que merecem ser valorizados e por isso fica também o repto para que as pessoas possam frequentar o Mercado Municipal e o Mercado Ao Sabor, valorizando a atividade de tantas pessoas que, com muito esforço e grande dignidade, trabalham o setor primário.

Os presentes tiveram oportunidade de conhecer, comprar e degustar os vários produtos, com um travo de animação local, que nos foi proporcionado pelo grupo de cantares “Terras de Tomaz Ribeiro” de Parada de Gonta, pelo grupo Quinteto + (Sociedade Filarmónica Tondelense), pelo grupo AG BARA Capoeira de Tondela e pelo Grupo de Dança de Tonda.

Foi assim possível, com esta iniciativa, criar um momento de maior impulso para a divulgação e comercialização de produtos locais e/ou regionais de modo a potenciar o território e a empregabilidade. Para o ano pretende-se que esta iniciativa se repita em novas comemorações do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. Até lá, reiteramos o repto para a visita ao Mercado Municipal, pois a qualidade dos produtos locais estará sempre por lá presente.

 

 

Pelouro da Cultura da CMT e CLDS-3G

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub