SIMULACRO DE INCÊNDIO NO PALÁCIO DO GELO SHOPPING TESTOU CAPACIDADE INTERNA DE INTERVENÇÃO

por Rua Direita | 2017.06.21 - 10:25

 

 

 

 

O Palácio do Gelo Shopping foi ontem palco de um simulacro de incêndio que teve como principal finalidade testar a capacidade da estrutura operacional do próprio centro comercial em situações reais de primeira intervenção e evacuação. O exercício  contou com a  participação de autoridades externas, entre as quais a Proteção Civil de Viseu, os Bombeiros Municipais e Bombeiros Voluntários, a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Municipal, o INEM, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Regimento de Infantaria 14, que fizeram deslocar equipamento de socorro, emergência e segurança e vários operacionais A avaliação final do exercício, que permitiu aferir a capacidade de resposta do centro comercial e das autoridades numa situação real, foi considerada como positiva.

O  simulacro teve como cenário um “incêndio” iniciado no “Bar Americano”, restaurante localizado no terceiro piso do espaço, e na sequência do “incidente” foram desencadeadas as medidas de autoproteção do “Bar Americano” e do Palácio do Gelo Shopping, com a ativação do alarme de evacuação geral do edifício.

O simulacro teve como objetivo exercitar o planeamento e a condução de reação a um incêndio e, consequentemente, a evacuação geral, que incluiu lojistas e  permitiu avaliar a estrutura de comando, controlo e comunicações, assim como o processo de recolha, processamento e difusão de informações essenciais na ocorrência de acidentes daquele tipo. Em simultâneo, foram também  avaliadas as interligações entre as medidas de autoproteção das lojas do centro comercial e  as da estrutura do Palácio do Gelo Shopping, através do treino de intervenção das várias equipas que integraram o simulacro.

O Palácio do Gelo Shopping é o maior centro comercial da Região Centro e um dos principais spots de dinamização em termos de lazer e entretenimento. Com 175 000m2, apresenta um dos mais atrativos mix comerciais na área da moda e complementos, decoração, bem-estar, tecnologia, entre outras áreas, e propõe duas estruturas únicas no país – o Bar de Gelo e a Pista de Gelo, razão pela qual é, desde há muito, um dos espaços de eleição não só para os viseenses mas também para os consumidores das redondezas e visitantes. Constituído por diferentes conceitos, desde áreas comercias, desportivas, escritórios e hipermercados, é um edifício de utilização mista, que integra, neste tipo de simulacro, a 4ª Categoria de Risco.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub