Sernancelhe – SEMANA DEDICADA AO ESCRITOR AQUILINO RIBEIRO PARA ASSINALAR O 133º ANIVERSÁRIO DO SEU NASCIMENTO

por Rua Direita | 2018.09.07 - 21:02

 

O dia 13 de setembro de 1885 é uma data marcante para o Concelho de Sernancelhe. Há 133 anos nascia, no Carregal, o escritor Aquilino Ribeiro, um dos mais ilustres e reconhecidos prosadores portugueses, uma referência da liberdade, autor de obras emblemáticas como “Terras do Demo”, “Malhadinhas” ou “Quando os Lobos Uivam”. Como forma de comemorar Aquilino, a sua vida e percurso literário, o Município e a Biblioteca Abade Vasco Moreira prepararam uma semana (10 a 14 de setembro) de atividades culturais e educativas, que contemplam a “semana aquiliniana da leitura”, visitas guiadas, apresentação de documentários, séries e sessões de leitura.

Aproveitando o extraordinário acervo literário aquiliniano da Biblioteca Municipal de Sernancelhe, que contempla primeiras edições, livros raros e traduções, bem como o espaço da sala infantil e juvenil “Arca de Noé” e a “Sala de Conferências Aquilino Ribeiro”, ambas inauguradas pelo filho do escritor, Eng.º Aquilino Ribeiro Machado, e pela neta Mariana, em julho de 2008, espera-se a visita de centenas de pessoas durante os cinco dias para participarem nas diversas ações propostas, em particular no desafio da leitura, em que quem requisitar obras de Aquilino Ribeiro receberá como oferta publicações municipais.

No dia 12, e coincidindo as comemorações com o início de mais um ano letivo, a receção aos professores será seguida da visita guiada “À descoberta de Aquilino Ribeiro no Concelho de Sernancelhe”. Esta “viagem” pelos locais marcantes da sua vida e obra, contempla passagens pelo Convento de Nossa Senhora do Carmo, em Freixinho, Pátio do Carregal, onde Paulo Neto, Diretor da Revista “aquilino”, fará uma palestra sobre o escritor, Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção, na Tabosa, e ainda pelo Santuário da Lapa.

No dia 13 serão exibidos na Biblioteca Municipal documentários do arquivo da RTP sobre Aquilino Ribeiro, realizados na década de 80 do século XX. Os utilizadores da Biblioteca serão convidados, logo depois, a participar em sessões de leitura das suas obras, numa iniciativa aberta a públicos de todas as idades e que contemplará também a obra infantil do escritor.

Para o dia 14 a Biblioteca está a preparar uma jornada dedicada à vertente mais mediática (e ao mesmo tempo polémica) da obra de Aquilino, com a visualização da série “Quando os Lobos Uivam”, exibida pela RTP em 2006, e que retrata o problema dos baldios, enaltecendo os direitos do povo e a liberdade que sempre estiveram presentes na vida e obra escritor.

Paulo Pinto

Técnico de Comunicação

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub