Sernancelhe acolhe condignamente os seus professores

por Rua Direita | 2018.09.14 - 10:47

 

Em Sernancelhe, durante a semana de 10 a 14, um binómio feliz se conjugou: comemorar o 133º aniversário de Aquilino Ribeiro, nascido no Carregal da Tabosa às 13H00 do dia de S. Aquilino no calendário litúrgico, a 13 de Setembro do ano de 1885 e acolher os senhores professores do Concelho colocados no Agrupamento de Escolas Pe. João Rodrigues e na Escola Profissional de Sernancelhe, ESPROSER.

 

No dia 12, a manhã começou no Salão Nobre do Município onde os 130 docentes receberam as boas vindas por parte do vereador da Cultura, Armando Mateus, Ana Chaves, directora da ESPROSER, Fátima Correia, directora do Agrupamento de Escolas e pelo presidente da autarquia, Carlos Silva Santiago.

Seguidamente, em dois autocarros, dirigiram-se ao Convento do Freixinho onde houve oportunidade de provar um dos seus ex-libris da doçaria local: as cavacas.

Rumou-se ao Carregal, terra natal de Aquilino onde, no Pátio dos Sanhudos, Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”, centrado em “Cinco Réis de Gente”, fez uma breve contextualização dos primeiros dez anos de vida do Escritor.

A próxima paragem foi na Tabosa e na Igreja da Nª Sª da Assunção onde decorre a diegese de “O Valeroso Milagre”, primicialmente surgido no nº 68 da revista ABC, em 1921. Paulo Neto, em pleno lugar da acção, fez uma súmula do conto e leu alguns dos mais significativos excertos.

A última visita foi ao Santuário da Lapa. Josette Sobral expôs a história da “Pastorinha Joana” e falou da obra “Uma Luz ao Longe” onde Aquilino relata ficcionalmente os seus quase 5 anos de estudos no Colégio da Lapa.

Cumprida a manhã, regresso ao Centro de Artes onde decorreu o almoço, com a presença de todo o executivo camarário e dos docentes do Concelho.

Este acolhimento representa bem, pela dignidade conferida ao acto, o alto apreço concedido pela autarquia aos professores, pedra basilar na formação dos jovens de hoje, mulheres e homens de um amanhã que se quer e deseja para todos muito promissor.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub