Sernancelhe: 7 propostas para assinalar o Natal

por Paulo Neto | 2017.11.23 - 15:57

 

Sernancelhe prepara-se para assinalar a quadra de Natal com sete iniciativas de cariz cultural, social, lúdico, educativo e também económico.

Com início a 30 de novembro, dia em que será inaugurada a iluminação de Natal no Centro Histórico, há atividades agendadas até 17 de dezembro, quando o Conservatório Regional de Música de Ferreirim fará um concerto aberto à população.

Nesta programação destaque ainda para a literatura em torno de escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro, com a apresentação de dois livros de Manuel de Lima Bastos.

Promover o concelho, em particular o Centro Histórico de Sernancelhe, e impulsionar o comércio local são os objetivos traçados pelo Município com a definição do programa de iniciativas para a quadra natalícia.

Assim, e já no dia 30 de novembro será inaugurada a iluminação de Natal, que utiliza tecnologia LED, altamente eficiente, e que garante uma considerável poupança de energia. À semelhança do ano passado, será no Centro Histórico que uma árvore e um boneco de neve gigantes estarão a dar as boas-vindas a todos os visitantes. Ao lado, naquela que foi o primeiro imóvel a acolher a Câmara Municipal, vai ser a Casa do Pai Natal, onde decorrerão, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, workshops solidários e animação para as crianças.

O evento integra também um Mercado de Natal, no Centro Municipal de Artes, nos dias 9 e 10 de dezembro, e que, tal como no ano passado, juntará dezenas de comerciantes, entre produtores e associações locais, numa mostra que permite aos visitantes adquirirem prendinhas, decorações de Natal, provar os doces natalícios e confraternizar.

No dia 14 de dezembro será a vez dos seniores, com a realização, no Expo Salão, do “Natal Sem Idade”, evento já com tradição no Concelho e que reúne perto de um milhar de sernancelhenses com mais de 60 anos, a quem será proporcionado um convívio natalício, com a sempre aguardada missa, almoço e uma tarde de animação.

A “Festa de Natal das Crianças” será no dia seguinte, 15 de dezembro, coincidindo com o fim do período letivo e dedicada aos mais novos. Para 16 de dezembro está agendada a apresentação de duas obras de Manuel de Lima Bastos, escritor de Santa Maria da Feira que tem dedicado a sua carreira literária ao nosso conterrâneo, o escritor Aquilino Ribeiro. “No Adeus à Sombra de Mestre Aquilino” e “O Retrato de Aquilino II – Pintura Sobre Palavras” são os títulos das obras que serão mostradas ao público, no Auditório Municipal, e que contarão com intervenções de Jaime Milheiro e Arnaldo Trindade.

A agenda de Natal ficará concluída com o Concerto de Natal pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim, no Expo Salão, na tarde de 17 de dezembro, onde a Orquestra daquela escola mostrará o trabalho de formação que tem vindo a desenvolver, em especial com os jovens, no campo da música. Aqui ficam 7 boas razões para visitar Sernancelhe e participar nestas iniciativas de Natal.

A organização do programa de Natal é uma iniciativa do Município de Sernancelhe, com o apoio da ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe, Agrupamento de Escolas de Sernancelhe – Padre João Rodrigues, Associação Ponto Solidário, Aproximar CLDS-3G, ACIS – Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe, Conservatório Regional de Música de Ferreirim e Academia de Música de Sernancelhe.

 

 

Paulo Pinto