RedBull em Nelas: Aniol Serrasolses desceu as águas bravas do rio Castelo em kayaking

por Rua Direita | 2018.05.10 - 13:09

Um feito inédito até agora…

Nelas recebeu um dos melhores atletas profissionais do mundo na prática de Kayaking de águas bravas: Aniol Serrasolses, da Redbull, desceu as águas bravas do rio Castelo em Kayaking, numa actividade desportiva nunca antes tentada por qualquer atleta, devido ao elevado grau de dificuldade inerente às características geológicas do rio Castelo.

O atleta espanhol, profissional da Redbull, a viver na Patagónia, no Chile, esteve em abril último, durante 4 dias em Portugal, tendo descido 6 diferentes rios, 3 dos quais pela primeira vez: o Rio Castelo, em Senhorim, concelho de Nelas, foi o primeiro deste tour. Logo de seguida, Aniol Serrasolses seguiu de viagem para o Nepal onde permanecerá um mês, em viagem dos Himalaias até à Índia.

O projecto da descida do rio Castelo iniciou-se em 2014, com um convite à RedBull Portugal feito por Sérgio do Espírito Santo, técnico de Património Cultural da Câmara de Nelas, para uma visita de reconhecimento às potencialidades desportivas do Rio Castelo. A visita de reconhecimento foi concretizada pelo Sports Marketing Miguel Bastos que abraçou o projeto desde o primeiro momento. Ao longo destes quatro anos o projeto ganhou sustentabilidade e o início de 2018 trouxe a chuva que tinha faltado em 2017: não chovia tanto em Portugal há 80 anos! E o rio Castelo cresceu à altura de Aniol Serralsolses: do outro lado do mundo, a viver uma nova realidade algures entre a Argentina e o Chile, Aniol Serralsolses atendeu o telefone e aceitou um convite feito em cima da hora, dizendo sim a uma aventura única em Portugal, no rio Castelo, em Nelas. As águas bravas do rio Castelo iam ser finalmente domadas em Kayaking…

O Município de Nelas acarinhou o “Projeto Rio Castelo” desde o primeiro momento, disponibilizando todo o apoio logístico a esta actividade da RedBull em terras lusas. A equipa do projeto almoçou no Restaurante Zé Pataco ficando a conhecer a gastronomia beirã que Aniol Serralsolses elogiou. No final, como surpresa e a convite da autarquia, a artesã Lia Alvadia elaborou uns troféus simbólicos com elementos naturais (as rochas apanhadas no próprio Rio Castelo) que foram oferecidos pelo vereador Aires dos Santos ao atleta Aniol Serralsolses e a Miguel Bastos da Redbull.

Nelas entrava assim, definitivamente, na agenda dos desportos de rio em Portugal.

 

Video disponível em: https://www.facebook.com/redbull/videos/10160652750180352/

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub