Penedono marca presença na Feira Internacional de Artesanato em Lisboa

por Rua Direita | 2017.06.29 - 13:58

 

 

Junça de Beselga e Tecelagem de Castainço em destaque no stand do município, entre os dias 24 de junho e 2 de julho, na FIL Lisboa.

 

 

O Município de Penedono vai marcar presença na edição deste ano da Feira Internacional de Lisboa – FIA, que decorre entre 24 de junho e 2 de julho em Lisboa, uma decisão da Câmara Municipal que tem como objetivo a promoção dos produtos endógenos e da identidade histórica e cultural da região.

O artesanato como arte e engenho da cultura penedonense vai ocupar os nove dias deste certame, onde o grande destaque será para a Junça de Beselga, cujo artesanato foi recentemente reconhecido a nível nacional com a respetiva certificação. O dia de inauguração da FIA contará inclusive com um momento especial, agendado para as 19.30h, onde será realizada a apresentação do processo e a atribuição da certificação da 1ª peça de Junça de Beselga.

Para além da Junça, também a Tecelagem de Castainço, arte de tipologia ancestral mas ainda conhecida e presente na memória das gentes locais e em alguns exemplares, estará representada nesta exposição.

Num espaço onde o trabalho dos artesãos estará em evidência, com o objetivo de demonstrar a aposta do Município em manter vivas estas tradições e em contribuir para a sua revitalização e inovação, serão também apresentados, através de mostras e degustações, alguns produtos endógenos do concelho como os cogumelos shiitake, licores, mel e a doçaria regional.

A autarquia de Penedono continua a apostar na sua estratégia de divulgação e promoção do concelho, como forma de afirmar a região como um destino turístico claramente temático e diferenciador. “Cada vez mais, a divulgação de um território é essencial para a consolidação da sua identidade e para estimular o desenvolvimento económico-social local, e é neste contexto que se enquadra a nossa presença neste evento”, afirma Carlos Esteves, Presidente da Câmara Municipal.

A FIA – Feira Internacional de Artesanato – tem inauguração agendada para as 15 horas do dia 24 de junho e o momento da abertura do stand do Município de Penedono contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Carlos Esteves.

 

SOBRE PENEDONO:

Penedono, outrora Pena do Dono, é considerada uma das mais belas vilas de Portugal. Localizada nos derradeiros limites da Beira e a um passo dos socalcos da Região Demarcada do Douro, a vila medieval de Penedono domina imponente, uma paisagem de contrastes fortes e impressionantes.

Com cerca de 1 000 habitantes, a vila de Penedono é sede de um município com 133,71 km² de área e 2 952 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias: Antas e Ourozinho, Beselga, Castainço, Penedono e Granja, Penela da Beira, Póvoa de Penela e Souto.

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub