PARADOR CASA DA ÍNSUA COM PROGRAMA PARA VIVER AS VINDIMAS À MODA ANTIGA

por Rua Direita | 2017.09.13 - 08:55

Apanha da uva, pisa no lagar tradicional e degustação de vinhos

Atividade decorre no último fim de semana de setembro

 

 

Participar na tradicional e centenária vindima, de chapéu de palha na cabeça e de tesoura na mão, é a proposta do Parador Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, para o fim-de-semana de 29 e 30 de setembro. A unidade de charme do Grupo Visabeira propõe este ano um programa onde os participantes são convidados a experienciar uma das mais atrativas e entusiasmantes atividades agrícolas da quinta da Casa da Ínsua e ficar a conhecer mais sobre o processo de produção do vinho, desde a apanha da uva na parcela até ao momento da degustação no copo.

A atividade, orientada por José Matias, responsável agrícola da quinta do Parador Casa da Ínsua, inicia-se às 9h30, com a distribuição do kit vindimas (chapéu, t-shirt e tesoura). A meio da manhã é oferecida aos participantes a tradicional “bucha”, degustada ao ar livre, enquanto apreciam a beleza da parcela Touriga Nacional, distinguida por diversas vezes. Para recuperar energias e proporcionar os melhores sabores dos produtos endógenos produzidos na quinta e na região, é servido um almoço regional buffet com apresentação dos premiados vinhos do Dão Casa da Ínsua.

Um dos momentos auge deste programa decorre durante a tarde com a tradicional pisa, onde os participantes são convidados a arregaçar as calças e a sentir a emoção de pisar os cachos no lagar centenário. Segue-se uma visita à adega e ao processo de vinificação na sua totalidade, com uma visita guiada que passa pela zona de fermentação, área de engarrafamento, até ao repouso dos vinhos nas cubas e barricas de uma das mais antigas adegas da região do Dão.

A par da experiência vínica, os “vindimadores” dispõem de um programa de alojamento para uma ou duas noites, a partir de 275 euros ou 424 euros por casal, em quarto duplo, respetivamente, beneficiando ainda de um desconto de 20% na compra de vinhos colheita, na loja física, ou na loja online e da oferta de entrada para o Núcleo Museológico que conta a história da Casa da Ínsua e do seu fundador, Luís de Albuquerque.

O programa das vindimas também está disponível sem alojamento, a partir de 70 euros por pessoa.

Localizada em Penalva do Castelo, a cerca de 25 Km de Viseu, a Casa da Ínsua é um edifício solarengo de estilo barroco, que tem como imagem de marca a sua imponente fachada e os seus magníficos jardins.

Parador Casa da Ínsua – um destino único em Penalva do Castelo

O Parador Casa da Ínsua é uma unidade de charme cinco estrelas que permite desfrutar de momentos de lazer ou de eventos empresariais verdadeiramente inesquecíveis. Inserida num inigualável espaço que convida a experiências, onde o charme de uma unidade histórica se perpetua num núcleo museológico ímpar, o Parador Casa da Ínsua é o testemunho vivo de uma vivência centenária. Berço de alguns dos melhores, e mais premiados, vinhos da Região Demarcada do Dão, convida os seus visitantes a embarcarem numa aventura de degustação de vinhos de excelência premiados nacional e internacionalmente e de sabores únicos, como os queijos Casa da Ínsua Serra da Estrela, de qualidade superior. A envolvente serena dos jardins cuidados e a força da terra de uma quinta em plena laboração, fazem do Parador Casa da Ínsua um destino onde os sentidos se apuram, lado a lado com todo o conforto de uma unidade do mais elevado requinte.

Parador Casa da Ínsua – Programa das Vindimas (29 e 30 de Setembro)

Preço total do programa 1 noite:

– Quarto duplo standard (2p): 275.00 euros

Preço total do programa 2 noites:

– Quarto duplo standard (2p): 424.00 euros

Preço da atividade sem alojamento:

– A partir dos 12 anos – 70 euros

– Entre 5 e 11 anos – 35 euros

Reservas:

Tel: 232 642 222 / 232 640 110

E: casadainsua@parador.es 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub