Palco de Braga recebe 4.48 Psicose de Sarah Kane

por Rua Direita | 2018.04.11 - 17:25

 

4.48 Psicose, a derradeira peça da britânica Sarah Kane, estreia esta quinta-feira no Teatro da Escola Sá de Miranda, em Braga. O espetáculo, que estará em cena até 18 de Abril, conta com interpretação de Eugénia Brito e Paulo Pereira. A encenação é de Afonso Fonseca.

 

 

O texto de 4.48 Psicose oscila entre os géneros dramático, lírico e narrativo, procurando dar forma a pensamentos de uma mente perturbada, naqueles momentos em que as vozes da consciência e da alienação se fundem e dissipam as barreiras entre imaginação e realidade.

A autora Sarah Kane faleceu em 1999 com apenas 28 anos. Apesar das duras críticas com que os seus textos foram inicialmente recebidos, hoje em dia a sua obra é considerada incontornável uma vez que rompeu com as convenções do texto dramático. As peças de Kane, cruas e violentas, com poucas indicações cénicas, aproximam-se muitas vezes da poesia e de outros géneros literários. Kane nunca chegou a ver este seu trabalho encenado, tendo-se suicidado pouco depois de terminar o texto.

Eugénia Brito é professora e escritora, mas faz incursões por várias áreas profissionais: teatro, tradução, geriatria, hotelaria, agricultura. É autora dos romances “Carne Torpe” (2002), “Fecha a Porta Devagar” (2008), “Zapping Sobre as Madrugadas Idênticas” (2011) e “Não Sabias o que Levavas às Costas?” (2014).

Em palco já interpretou textos de Bertolt Brecht, Garcia Lorca, Al Berto ou Jean Genet.

A contracenar com Eugénia Brito está Paulo Pereira, homem da poesia falada e elemento regular em eventos do Sindicato da Poesia que se estreia agora em palco num registo mais dramático.

O encenador do espetáculo, Afonso Fonseca, é professor de filosofia, com uma longa atividade teatral. Encenou textos de Marguerite Duras, Peter Handke, Gil Vicente, Jon Fosse, Ingmar Bergman ou Jean Genet. Foi distinguido com o Prémio Festival Vicentino para a Juventude, organizado pela Barraca, entre outros.

 

O espetáculo, promovido pela Associação Cultural Francisco Sá de Miranda, está em cena nos dias 12, 13, 14, 16, 17 e 18 de Abril. 4.48 Psicose tem o patrocínio do Dst Group e o apoio da Escola Sá de Miranda, de Braga Cidade Autêntica, da Junta de freguesia de S.Vicente e do Theatro Club Póvoa de Lanhoso.

 

Ficha técnica:

ENCENAÇÃO – Afonso Fonseca
ELENCO – Eugénia Brito e Paulo Pereira
DESENHO DE LUZ – José Álvaro Correia
SONOPLASTIA – Sofia Saldanha
CONCEPÇÃO CENOGRÁFICA – Afonso Fonseca
CONCEPÇÃO DE FIGURINOS -Afonso Fonseca
CARTAZ E PROGRAMA – Fernando Landeira
OPERAÇÃO DE LUZ – Pedro Pedrosa Silva
OPERAÇÃO DE SOM – Filipe Furtado/Alan Matos
MONTAGEM E AFINAÇÃO DE LUZ – José Gonçalves
PRODUÇÃO EXECUTIVA – Afonso Fonseca, Eugénia Brito, Carlos Roncon
MONTAGEM DE CENÁRIO – Colectiva

Mais informação: https://www.facebook.com/events/208082746620101/

 

Foto ©  Alan Pena

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub