“OS PASTORES MAIS BELOS DA SERRA DA ESTRELA” – Lançamento de Calendário Solidário

por Rua Direita | 2017.11.13 - 14:32

 

Vamos ajudar os nossos pastores…hoje mais do que nunca Lançamento do Calendário Solidário:

OS PASTORES MAIS BELOS DA SERRA DA ESTRELA

Gouveia- Parque da Senhora dos Verdes – Serra da Estrela- Portugal

Dia 18 de novembro 2017 / 11h

 

O Notícias de Gouveia procurou durante três meses os pastores mais bonitos da Serra da Estrela, com o objetivo de fazer um calendário solidário, para 2018. Não houve limite de idade, ou características impeditivas para se ser modelo neste projeto. E quem quis participar, pôde-se inscrever por e-mail. Foram recrutados 12 pastores, apesar de se terem inscrito mais de 30. Apenas seguiram para as sessões, os que tinham como única ocupação profissional a pastorícia.

O fotojornalista Miguel Silva fez as fotos, a produção e texto ficou a cargo da jornalista Liliana Carona e o grafismo é do designer José Carlos Martins. O intuito de enaltecer os pastores e apoiá-los ganhou ainda mais força depois dos incêndios ocorridos no dia 15 de outubro. A sessão de lançamento e venda dos calendários vai decorrer no próximo dia 18 de novembro, às 11 no Parque da Senhora dos Verdes, em Gouveia. Posteriormente, haverá dois locais de venda: a redação do Notícias de Gouveia e a sede da ANCOSE, em Oliveira do Hospital.

“Este calendário é um trabalho sério e rigoroso, em que se procura fugir aos habituais padrões de beleza, não há photoshop. No fundo o objetivo é valorizá-los, não esquecendo o papel que desempenham, por exemplo ao nível da prevenção de incêndios, quando eles são muitas vezes os primeiros a alertar para a sua existência”.

(Liliana Carona, promotora da ideia, e diretora do Notícias de Gouveia)

O Notícias de Gouveia fez um calendário para 2018, com os pastores mais bonitos da nossa Serra da Estrela.  A ideia dos pastores mais belos num calendário, é nova. Mas a modalidade em si, já se repercutiu com os bombeiros, por exemplo. Quem não se lembra de alguns célebres calendários com bombeiros, em poses originais, que tiveram grande adesão pelo país? Todos com cariz solidário, tal como o nosso.

Traços marcados, rosto rude, cabelo curto, desgrenhado, cabelo grisalho, rugas, músculos definidos. Características que vemos num modelo masculino de capa de revista, mas também num…pastor da nossa Serra da Estrela. Sim a beleza de um pastor. A cara sempre áspera, as marcas, os desenhos duros e quadrados, corpulento ou elegante… Numa primeira vista, parece bruto, às vezes mal tratado, mas nunca feio. Não há pastores feios. Conseguir fotografias que enalteçam a beleza dos homens fotografados. Mostrar, com orgulho, o que é um homem da serra. Que os holofotes se direcionem para eles. Os nossos pastores. Talvez a profissão mais antiga da nossa terra e também segundo os próprios, em vias de extinção, pela menos com o gado ao ar livre. Queremos homenageá-los, queremos que a criação extensiva continue a ser uma realidade. Será uma forma de começar o ano de 2018 em grande, assinalando 104 anos de jornal Notícias de Gouveia.

A nível de apoios, do nosso lado, literalmente, como em todas as nossas iniciativas, a ABPGAssociação de Beneficência Popular de Gouveia, e como não poderia deixar de ser a ANCOSE, Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, cujo responsável, Manuel Marques, sublinhou: “se não forem vocês, comunicação social, a darem voz, ficamos moribundos. Não é pastor quem quer, é pastor quem sabe”, concluiu, mediante o nosso repto de apadrinharem a iniciativa.

A iniciativa do calendário dos pastores mais belos da Serra da Estrela é apadrinhada pela ABPGAssociação de Beneficência Popular de Gouveia, que presta apoio a pessoas portadoras de deficiência, e nesse sentido será uma das instituições beneficiárias dos fundos que possamos obter. Por outro lado, a ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, é também nossa parceira. Através da ANCOSE, podemos saber se existe algum pastor que esteja numa situação mais crítica a nível financeiro, e desta forma ajudarmos também. O preço de calendário vai ser de 5€ para assinantes do jornal e de 7,50€ para não assinantes.

Depoimentos dos pastores

Carlos Vendeiro, 58 anos, não escondeu a euforia no momento da sessão. “Eu nunca fui feio, aliás até fui sempre bem bonito, por isso gosto da ideia de me fotografarem”, valoriza.

Em Várzea de Meruge, concelho de Seia, um pastor mais jovem, de 21 anos, João Rodrigues, dá nas vistas pela profissão que escolheu. “Quando saio à noite, perguntam-me várias vezes, se sou mesmo pastor, com ar incrédulo, porque apareço todo bem vestidinho e arranjado”, descreve.

Miguel Azevedo, 22 anos, Santa Comba de Seia, tem 90 ovelhas. Desde que se inscreveu no casting, e após a visibilidade nos meios de comunicação social, conta Miguel, que as “miúdas não o largam, mas quando me pedem para escolher entre elas e as ovelhas, escolho sempre as ovelhas”, graceja.

Hermínio Carvalhinho, de Casais de Folgosinho, 42 anos, deu uma gargalhada e disse sem falsas modéstias. “Se vieste ter comigo é porque sou bonito”.

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub