Noite de Fados com casa cheia

por Rua Direita | 2017.03.28 - 08:44

 

 

Casa cheia na Noite de Fados que decorreu no passado sábado, 25 de março, no Tourigo. Esta é mais uma iniciativa promovida pelo Núcleo de Eventos da AFERT. Foi, em bom rigor, um jantar de fados, repleto de toda a pompa e circunstância que a pessoas inscritas mereciam! Uma noite diferente, que pretendeu mostrar que, mesmo longe dos centros urbanos de Alfama ou das tascas de Coimbra, o Fado pode acontecer de uma forma igualmente genuína.

Da ementa constou um buffet de entradas, com destaque para os queijos, as migas e os enchidos, ao qual se seguiu uma sopa de legumes com presunto. Como prato principal, Bacalhau à Varanda da Serra regado por um bom vinho regional. A sobremesa principal – Pão de Ló de São João de Ovar – e o café foram servidos já à luz da vela e ao som da fadista Sónia Lisboa. Composto por três elementos, o elenco trouxe à memória dos presentes alguns dos melhores fados, essencialmente, de Lisboa. Na guitarra portuguesa esteve Francisco Pereira, aos comandos da viola fado, o autodidata Viseense Carlos Viçoso. O público, esse, foi acompanhando, à capela, criando verdadeiros momentos de nostalgia. Uma noite a manter no programa de atividades culturais da União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, achamos nós!

No rescaldo, a AFERT manifesta um agradecimento às cerca de 80 pessoas que compuseram a sala, bem como à Junta de Freguesia que fez questão de marcar presença através do seu Presidente do executivo e Presidente da Mesa da Assembleia. Um especial agradecimento, ainda, às entidades parceiras, dos quais destacamos desde logo a florista “Flôr do Criz”, que deu cor e vida à sala, ao Restaurante Varanda da Serra que confecionou a ementa e à Padaria Regional que que colaborou com o pão. Um agradecimento também a toda a comunicação local pelo empenho na divulgação.

Rancho Folclórico Rosas do Tourigo desloca-se à Suíça

 

É já no próximo sábado à noite que o Rancho Folclórico Rosas do Tourigo se estreia em atuações para a comunidade portuguesa na Suíça, mais concretamente em Genève.

A atuação surgiu do Grupo Folclórico Coração do Minho em Genève, no qual o seu presidente – Sr. Jorge – é emigrante da nossa União de Freguesias. Este fim de semana é, precisamente, a data em que o grupo anfitrião festeja o seu quarto aniversário de existência. É, pois, para a AFERT e em concreto para os elementos do Rancho Folclórico Rosas do Tourigo, um enorme prazer poder aceder ao convite para esta deslocação em representação do folclore e da cultura portuguesa. Ao todo, cerca de 50 pessoas, vão sair do Tourigo pelas 3h da madrugada de sexta (31 de março) para sábado (1 de abril) em direção ao aeroporto Sá Carneira, no Porto. A hora de embarque está marcada para as 6h15 da manhã, sendo a hora prevista de chegada à Suíça, as 8h40 (9h40 na hora local).

Seguir-se-á um contacto com o grupo local, que incluirá um almoço convívio. O período da tarde está reservado a uma visita à cidade de Genève. Mais tarde, a partir das 19h, está marcado um almoço convívio com cerca de 500 pessoas da comunidade portuguesa local, na sala onde pelas 21horas o nosso grupo atuará. Seguir-se-á a atuação do grupo anfitrião e alguns artistas portugueses a fechar a noite. No domingo, haverá lugar a uma nova incursão pelos locais turísticos da cidade, seguida de um almoço convívio. A viagem de regresso está marcada para o final da tarde, devendo o nosso grupo aterrar em Portugal quando forem 18h40.

É um facto que será uma viagem relativamente curta mas, ainda assim, importante para um conjunto de jovens e menos jovens que sentem prazer em levar pelo país fora – e agora mais além – aquilo que ensaiam todas as sextas-feiras à noite.

Resta-nos desejar que tudo corra pelo melhor, agradecendo a todos os pais, amigos, familiares em geral e demais pessoas que, de uma forma ou de outra, têm vindo a contribuir para que mais este marco na vida do rancho aconteça com toda a responsabilidade cultural e social que tem marcado as demais iniciativas da AFERT.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub