Nelas – Elos de Leitura

por Rua Direita | 2017.04.23 - 12:27

 

 

A 2.ª Festa Literária “Elos de Leitura” tem início  a partir de amanhã até ao dia 27 de Abril 2017, no Concelho de Nelas, numa organização conjunta da Rede de Bibliotecas de Nelas, com o apoio da Câmara Municipal de Nelas, Agrupamentos de Escolas de Nelas e Canas de Senhorim e Fundação Lapa do Lobo.

Esta iniciativa pretende difundir a ideia de que a leitura é essencial, que suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade do ser humano, aceitando os valores universais, na construção de sociedades inclusivas. Visa ainda desmistificar a ideia de que ler é só para alguns e de que é possível ler em todo o lado e de diferentes maneiras.

Este ano o tema escolhido é a “liberdade”, destacando-se a Banda desenhada nas diversas exposições que vão decorrer nas diferentes bibliotecas da Rede, iniciativa que conta com o apoio do GICAV de Viseu, bem como uma feira do livro de Banda Desenhada e livros sobre a liberdade a realizar na Biblioteca Municipal.

O mercado de troca de livros “Livra-te” é mais uma novidade para esta edição e vai decorrer na Fundação Lapa do Lobo, no dia 22 de abril. Pelas ruas de Nelas e de Canas de Senhorim todos serão surpreendidos com frases que farão parte das montras dos estabelecimentos comerciais, e com momentos poéticos em espaços públicos. Este ano, comboio literário, sentido Nelas-Coimbra e Coimbra-Nelas, vai contar com momentos de música e poesia pelos Leitores do Fraque que mais uma vez irão “cobrar” leituras aos mais distraídos e que presentear os passageiros com momentos bastante agradáveis.

Crianças e adultos irão partir para as ruas, recolhendo palavras esquecidas, na Oficina “Recoletores de palavras” e o autor Miguel Horta apresentará poemas com uma leve pitada de sal, no seu livro “Rimas Salgadas”.

No dia 23, as famílias poderão também assistir ao espetáculo “O TPC do Gaspar: Heróis de Portugal”, uma viagem pelos episódios mais divertidos na nossa história.

A literatura estará também presente no teatro, com a peça “Amá-la com Histórias da Beira”, sobre as obras de Aquilino Ribeiro e “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, e na Música, no dia 24, com o espectáculo “Ailé!Ailé!”de poesia e canções que nos farão recordar Zeca Afonso e o 25 de abril.

Para os séniores está preparado o espetáculo de música e poesia “Acorde da Liberdade” e o cinema marcará presença com a exibição das “curtas de liberdade”.

 

Porque falar de livros e de literatura é também falar de escritores e ilustradores, o encontro está marcado com Miguel Horta, para apresentação do seu livro “Rimas Salgadas”, com João Ricardo Pedro, autor prémio Leya 2011 e com o ilustrador de Banda Desenhada, Luís Belo. Paralelamente, decorre até 13 de abril, um concurso de Banda Desenhada destinado a crianças e adultos intitulado “Desenha a liberdade”.

 

Para mais informações:

http://www.cm-nelas.pt/index.php/component/content/article/78-comunicacao-social/1586-elos-de-leitura-2017

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub