Museu Vista Alegre com oficinas, visitas, conversas e histórias para descobrir

por Rua Direita | 2019.11.20 - 16:08

                                 

MUSEU VISTA ALEGRE PROPÕE ATIVIDADES PARA TODA A FAMÍLIA EM TEMPO DE NATAL

OCUPAÇÃO DAS CRIANÇAS NAS FÉRIAS ESCOLARES E FESTAS DE ANIVERSÁRIO SÃO OUTRAS SUGESTÕES DOS SERVIÇOS EDUCATIVOS DO MUSEU, EM ÍLHAVO

A Vista Alegre, vencedora do Prémio Regiostars 2018 da Comissão Europeia, na categoria na categoria “Escolha do Público”, continua a apresentar uma rica a variada programação cultural no Museu Vista Alegre.

O Natal está à porta e a pensar nesta quadra tão especial o Museu Vista Alegre tem programadas diversas oficinas, para adultos e crianças, das quais vão nascer presentes únicos e experiências inesquecíveis. As Oficinas Feito por Si convidam os interessados em “pôr a mão na massa e experimentar a pintura de peças de porcelana, bem como a modelação de pasta de porcelana”. Após a atividade, os participantes são brindados com as peças que conceberam. As oficinas requerem inscrição prévia no Museu Vista Alegre e decorrem diariamente ao longo do ano, com particular destaque nos meses de novembro e dezembro.

A agenda do Museu Vista Alegre reserva para 28 de dezembro entre as 15h00 e as 18h00 a oficina de pintura para iniciados “Do desenho à pintura: Inspirações Vista Alegre”, que tem como objetivo dar a conhecer alguns dos princípios do desenvolvimento de uma decoração em porcelana. Partindo de motivos icónicos do universo Vista Alegre, os participantes são convidados a desenvolver a decoração de uma peça, transferindo o motivo para a superfície cerâmica, completando a pintura e procedendo à enforna da peça em mufla.

No mês de dezembro, aproveitando o período de pausa escolar, o Museu convida os jovens entre os 7 e os 12 anos, a descobrir a Natureza como grande fonte inspiradora na produção Vista Alegre.

“Vista Alegre, Naturalmente” é uma atividade que decorrerá de 18 a 20  de dezembro  que inclui visitas e oficinas entre outras actividades de descoberta.

No que toca a exposições, o Museu Vista Alegre tem patente até final do corrente ano a mostra: A PORCELANA VISTA ALEGRE NA DIOCESE DE AVEIRO: ARTE E DEVOÇÃO.

Esta exposição temporária reúne peças de Paróquias da Diocese de Aveiro, de colecionadores privados e do Museu Vista Alegre. Este conjunto diversificado de objetos, com diferentes suportes materiais, estilos, técnicas decorativas, épocas e origens, procurou facilitar o cruzamento de diferentes linhas de interpretação: a encomenda, de caráter privado ou institucional; a produção, com as suas especificidades técnicas e artísticas; e por último a dimensão religiosa, associada à devoção, representação e explicitação do Sagrado. 

A propósito desta exposição, o Museu Vista Alegre programou para o dia 7 de dezembro uma CONVERSA SOBRE ESCULTURA com o escultor Paulo Neves, autor do presépio “Sagrada Família”, lançado pela marca em 2018 e com o padre Gustavo Fernandes, Coordenador da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja da Diocese de Aveiro. Uma conversa informal acerca da representação religiosa na escultura e particularmente na porcelana Vista Alegre.

Por último, o Museu Vista Alegre lembra aos pais que para além das atividades de pintura e escultura para ocupar os tempos livres dos mais novos durante as férias escolares, as crianças podem também realizar as festas de aniversário na Vista Alegre. A celebração da festa ficará enriquecida com pintura, modelação do barro, atividades exteriores e visita ao Museu. As festas destinam-se a grupos de crianças dos 4 aos 12 anos de idade.

Para mais informações sobre estas propostas, os interessados podem contactar o Museu Vista Alegre através do contacto 234 320 628 ou museu@vistaalegre.com ou consultar a agenda em www.vistaalegre.com

Museu Vista Alegre

Lugar da Vista Alegre | 3830-292 Ílhavo

Telefone: (00351) 234 320 628

Email: museu@vistaalegre.com

Horário: 2ª feira a domingo das 10h00 às 19h30

GPS: 40°35’22.27” N 8°41’00.84” W

Sobre o Museu Vista Alegre

A requalificação e ampliação do Museu Vista Alegre que, desde 1964, alberga a produção histórica da Fábrica Vista Alegre pretendeu revelar e valorizar os 193 anos de história da fábrica e da marca, a evolução estética da produção de porcelana, a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX, através de um dos mais completos espólios museológicos do mundo que conta com mais de trinta mil peças.

O renovado Museu da Vista Alegre abrange uma área de edificado composto por toda a frente da fábrica (fachada principal voltada para o terreiro), pelos edifícios do atual Museu e Loja (voltados para o jardim do fundador e Capela), e pelo edifício da antiga Creche da Vista Alegre, que foi reconvertido no Serviço Educativo de Manufatura e Pintura do Museu.

A intervenção no Museu Vista Alegre contemplou a área mais visível do espaço museológico, mas também teve uma componente menos percetível na intervenção de conservação, restauro, catalogação e aquisição de peças, que permitiram constituir um acervo de mais de 30 mil exemplares, tornando-o um dos maiores do mundo no seu género.

Com esta ampliação que culminou com a inauguração em maio de 2016 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Museu Vista Alegre passou a estar dotado da maior área dedicada a uma visão alargada da história da cerâmica europeia e da sua evolução nos últimos duzentos anos. O Museu Vista Alegre foi no passado e será no futuro um espaço procurado e desfrutado, anualmente, por dezenas de milhares de visitantes nacionais e estrangeiros.

Sobre a Vista Alegre

Sobre a Vista Alegre. A fábrica de porcelana Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.

Em 2018, o design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro arrecadou 30 prémios no total e em 2019, a marca já recebeu até ao presente momento, 33 dos mais prestigiados prémios de design internacionais.

Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em outubro de 2018 a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars”, um galardão que gratifica os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional.

Saiba mais em: www.vistaalegre.com

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub