Molelos Cozedura em soenga

por Rua Direita | 2017.05.10 - 13:59

Molelos Cozedura em soenga

Método tradicional de cozedura de louça preta

 

 

O Município de Tondela, em conjunto com a Junta de Freguesia de Molelos e as olarias de Molelos Artantiga, Barraca dos Oleiros e Olaria Moderna irão realizar no dia 20 de Maio, sábado, no Alto das Raposeiras, Molelos, uma cozedura tradicional de louça preta, denominada soenga.

Este método artesanal de cozer louça de barro é uma das mais antigas manifestações da época neolítica, já com pouquíssimos exemplos em Portugal. Na freguesia já não se coze em soenga, substituindo os oleiros essa forma de cozer por modernos fornos a lenha e a gás.  No entanto o saber da cozedura redutora foi transmitido pela última geração de oleiros tradicionais, pelo que é uma oportunidade única para se conhecer e ver um dos métodos mais antigos de cozer cerâmica.

A mostra está inserida no Plano de Actividades para 2017 do Município de Tondela na recente criada Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas.

O início da cozedura redutora está marcada para as 7.00h da manhã, estando prevista a sua abertura pelas 19.30h com um fabuloso leilão das peças cozidas. No local haverá animação e serviço de bar.

 

As coordenadas GPS, do Alto das Raposeiras, são:

latitude:  40°32’28.29″N   longitude:   8° 5’51.02″W

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub