MGV – Carina Martins “Urupë”

por Rua Direita | 2017.03.29 - 20:20

 

1 Abril 18:30H  –> 30 Abril

Museu Nacional Grão Vasco | Viseu

 

Carina Martins expõe, a partir do dia 1 de Abril, no Museu Nacional Grão Vasco, uma série fotográfica intitulada Urupë.  

A inauguração será pelas 18:30h do dia 1 de abril.

 

Neste série a fotógrafa aproxima-se da imagem da natureza, em que podemos antever que nela perpassa uma visão, e uma estética, que propomos aproximar de um sentido, digamos universal, de Urupë, traduzido numa certa experiência ontológica da natureza ou daquilo que Espinoza e Coleridge descreveram como natura naturans: a natureza enquanto ser senciente e organismo autopoiético.

A complexidade visual  da série Urupë não se limita apenas ao jogo caleidoscópico entre o suposto referente – a flora residente em algum jardim botânico – e as texturas que dão corpo a um manto diáfano ou fantasmático, uma espécie de véu reticulado através do qual se encobre todo o plano visual. A esta membrana translúcida é adicionada ainda uma outra estrutura arquitectónica, composta por esquadrias (de janelas), a qual se dissimula numa matriz que parece servir de enquadramento ao universo vegetal de uma natureza inacessível.

Em Urupë, não se trata, portanto, do contributo da acuidade do campo visual para a percepção fenomenológica de um determinado objecto. Talvez porque, na realidade, se quisermos aceder à natura naturans, a representação pictórica da natureza de pouco serve. Como figurar, como transformar em imagem aquilo que, por definição, deve escapar à ordem da representação? Esta seria a questão a colocar à imaginária confluência entre os diversos modos iconográficos de lidar com os limiares da imagem, das imagens sem suporte e que se constituem para além da representação – as imagens no seu ”estado puro”?

 

Fotografia de Carina Martins

Texto de Rui Matoso

 

 

Biografia

Carina Martins (n. 1975) reside em Lisboa e é tradutora e fotógrafa freelancer. Licenciou-se em Tradução de Inglês-Alemão e desde 2008 tem exercido actividade na área da fotografia em diversas instituições. Trabalhou no Jornal Centro, na Global Imagens e na Binaural/Nodar como fotógrafa e na área de produção. Em 2016 terminou o Curso Avançado de Fotografia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.

 

Mais infos: http://carinamartins.org/About

 

www.carinamartins.org

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub