LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E EMPREGABILIDADE NA ÁREA DA SAÚDE

por Paulo Neto | 2018.01.23 - 18:06

 

A Escola Superior de Saúde (ESSV) do Instituto Politécnico de Viseu acolhe no próximo dia 29 de janeiro, pelas 14.30h, uma conferência subordinada à temática “Visão das Línguas Estrangeiras e Empregabilidade na área da Saúde”.

 

 

A organização do evento é da responsabilidade de Odete Amaral (professora da ESSV) e Isabel Fernandes (enfermeira e professora convidada da ESSV) e tem como destinatários docentes, estudantes, enfermeiros e público em geral.

Para a professora Odete Amaral, os grandes objetivos da conferência consistem em “promover a reflexão sobre a importância das línguas estrangeiras na Enfermagem/Saúde e partilhar experiências profissionais e pessoais na área da Enfermagem/Saúde decorrentes das competências em línguas estrangeiras”. Para a docente da Escola Superior de Saúde “esta conferência vai permitir o debate com peritos na área e cuja competência em línguas estrangeiras permitiu uma evolução profissional e pessoal gratificante e diversificada”.

Ao longo dos últimos anos, relatórios da Comissão Europeia alertam sobre a importância da adquisição de competências em línguas estrangeiras (LE) para assegurar maior competitividade e essencial para a empregabilidade. Esta questão é tão atual no mundo empresarial como da saúde. Viver em comunidades multiculturais, prestar cuidados de enfermagem/saúde culturalmente sensíveis e de qualidade e executar uma prática baseada em evidências exige um conhecimento em LE. As competências linguísticas permitem estudar, trabalhar (dentro e fora do país) e viver num ambiente multicultural.

Esta conferência surge no âmbito de um projeto de investigação do IPV “Línguas Estrangeiras e Empregabilidade”, coordenado pela professora Véronique Delplancq, da Escola Superior de Educação de Viseu, no qual a Escola Superior de Saúde de Viseu é parceira. O projeto tem como objetivos contribuir para a melhoria da empregabilidade dos diplomados, reforçando a competitividade da oferta formativa com base nas necessidades dos empregadores da região em termos de competências em LE.

 

Informação adicional e inscrições on-line em: www.essv.ipv.pt

 

Joaquim Amaral • Comunicação e Relações Públicas • IPV