Lição de Jubilação do Professor Jorge Pimentel| FMUC

por Paulo Neto | 2018.06.01 - 08:58

“Lugar dos Hospitais da Universidade de Coimbra na História da Medicina Intensiva em Portugal” é o tema da Última Lição do professor Jorge Pimentel, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), que será proferida no próximo dia 5 de junho, às 11 horas, no auditório principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

 

Natural do distrito de Aveiro, Jorge Pimentel concluiu a licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da UC em 1972.

Doutorou-se em 2000, também na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com distinção e louvor (Cardiotoxicidade dos pesticidas organofosforados – estudo experimental com azinfos-etilo).

Desde 1994 é responsável pelas aulas teóricas e práticas de Medicina Intensiva integradas na cadeira de Clínica Médica e, desde 2008, Regente da cadeira opcional de Medicina Intensiva (5º ano) da FMUC.

Foi diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e membro da Comissão Executiva para a Saúde do Ministério da Saúde, para a preparação e durante a organização do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 – Euro 2004.

Integrou o “Grupo de trabalho” criado pelo Despacho n.º 4320/2013, do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, publicado em Diário da República n.º 59, a 25 de março, para proceder à avaliação da capacidade instalada e necessidades nacionais de camas de unidades de cuidados intensivos.

Foi Coordenador Nacional, desde a sua criação e até ao fim do processo, na Comissão da Sociedade Europeia de Medicina Intensiva, para o ensino da Medicina Intensiva na Europa – CoBaTRice (Competency-Based Training in Intensive Care Medicine in Europe).

 

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria

 

(Foto Carina Monteiro)