José Valente e Manuel Maio formam “Valente Maio”, a nova criação d’Orfeu AC.

por Rua Direita | 2018.04.16 - 15:53

Dois soberbos instrumentistas, juntos e ao vivo, em nova criação d’Orfeu AC.
Valente Maio apresenta-se a Águeda a 27 de abril. Bilhetes já à venda!

sexta 27 abril, 22h00
ANTE-ESTREIA | LOTAÇÃO LIMITADA
Espaço d’Orfeu – ÁGUEDA

A nova criação da d’Orfeu AC “Valente Maio” tem ante-estreia confirmada para 27 de abril, às 22h00, na Latada do Espaço d’Orfeu, em Águeda. José Valente (violetista) e Manuel Maio (violinista) formam este duo que casa violino e viola d’arco de uma forma enérgica e singular, a partir de composições originais de ambos. O bilhetes estão já à venda e a lotação é limitada.

O duo entre o violino e a viola d’arco protagoniza um dos conjuntos mais cúmplices da história da música. A sua familiaridade física, que lhes concebe uma semelhança de texturas e técnicas musicais, foi explorada ao longo dos séculos por inúmeros compositores e intérpretes. Manuel Maio, violinista, e José Valente, violetista, conhecidos pela flexibilidade linguística e irreverência criativa, sendo ambos também compositores premiados, associam-se para formar “Valente Maio”. Um encontro entre o violino e a viola d’arco que viaja entre múltiplos estilos, suscitando uma entusiasmante mistura entre virtuosismo e sensibilidade, entre o ‘clássico’ e o ‘jazz’, entre o que se conhece destes dois instrumentos e aquilo que, por eles, há-de vir.

O concerto registará uma confluência entre contextos, de uma conversa pertinente e atual entre a tradição e a contemporaneidade, protagonizada por uma formação instrumental cheia de potencialidade para explorar, com recurso a loopstation e pedais de efeitos, mas de dimensão essencialmente acústica. O grande desafio deste duo é exatamente a reunião de toda esta exuberância de estilos e alusões, na definição de um idioma interessante e transparente que integra a multiplicidade estética proposta e mantém o rigor que distingue a música erudita.

Os bilhetes para a ante-estreia de “Valente Maio” estão já à venda no Espaço d’Orfeu e têm o valor de 8€ (ou 4€ com Cartão d’Orfeu). O momento é especial e a lotação é limitada.
 
http://www.dorfeu.pt/ valentemaio
https://www.facebook.com/ events/127969538048450/

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub