I Seminário de Atualização e I Workshop Ambiental para Oficiais Superiores da CPLP

por Rua Direita | 2019.10.27 - 09:20

A Guarda Nacional Republicana organizou, entre os dias 9 e 23 de outubro, na Escola da Guarda, a segunda edição do Seminário de Atualização e o primeiro Workshop Ambiental para Oficiais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As ações destinaram-se exclusivamente a elementos das Forças de Segurança dos Países da CPLP, tendo contado com a participação de um total de 20 Oficiais oriundos da Polícia Nacional de Angola, das Polícias Militares do Brasil, da Polícia Nacional de Cabo Verde, da Polícia de Ordem Pública e da Guarda Nacional, ambas da Guiné-Bissau, da Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe e da Polícia Nacional de Timor-Leste.

Inseridos no Programa de Formação e Treino – Fase II, cofinanciado pelo Fundo para a Segurança Interna, com estes eventos e demais atividades desenvolvidas pretendeu-se contribuir para o reforço da formação e da capacitação dos quadros superiores das Forças de Segurança da CPLP, nomeadamente através do desenvolvimento de redes profissionais, com primazia à promoção do entendimento e aprendizagem mútuos, a par do incremento do intercâmbio e da divulgação de conhecimento, boas práticas e abordagens inovadoras, em temáticas com interesse transversal.

Ao longo das duas semanas, os participantes tiveram oportunidade de acompanhar o planeamento e a execução de diversas operações, como a Operação Trindade, que decorreu em Fátima, a propósito da peregrinação realizada nos dias 12 e 13 de outubro, e de visitar o Centro Integrado Nacional de Gestão Operacional da GNR, bem como as diversas unidades e valências do dispositivo da Guarda Nacional Republicana.

No contexto das atividades que incluíram sessões temáticas, os participantes assistiram a diversas palestras e contactaram com outras entidades e organismos relevantes, de entre as quais se salientam o Sistema de Segurança Interna, o Instituto da Cooperação e da Língua – Camões, a Agência Portuguesa do Ambiente – APA, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. – ICNF e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária – DGAV. …

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub