“Heróis do Ar”, de Jaime Martins, lançamento na Biblioteca Municipal de Moimenta da Beira

por Rua Direita | 2018.04.10 - 09:34

 

 

O autor tem ligações familiares a Leomil, razão suficiente que justifica o lançamento de “Heróis do Ar” em terras de Moimenta da Beira. Mas há também outra razão implícita: a do valor da obra de Jaime de Oliveira Martins. “Heróis do Ar” é um romance histórico de valia que Nuno Monteiro da Silva, tenente-coronel piloto aviador, vai apresentar na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, dia 14 de abril (16h30). Até lá, deixa-se aqui a sinopse em quatro parágrafos.

 

“Quando a aviação começa a desenvolver-se, no início do séc. XX, Artur Rebelo, um jovem natural da Marinha Grande apaixona-se pelos assuntos do ar. Ingressa na escola de aviação Militar, e conhece o Leiriense Fernando Lara Reis. Entre outros pilotos Portugueses são chamados a combater nos céus de França. A guerra trouxe amarguras, mas também progresso tecnológico, amores, paixões, encontros e desencontros.”

 

Procurando passar um retrato fiel da envolvência e camaradagem dos pilotos de caça, o leitor é levado a fazer uma viagem desde início do século XX, até aos dias de hoje, num enredo em que convive com personagens como Machado Santos e Afonso Lopes Vieira, entre outros. Uma viagem em que as intrigas de outrora são reveladas em fascinantes descobertas num sótão.

De uma forma implícita está um convite à reflexão sobre o papel da Carbonária, da Maçonaria e da Igreja numa época tão conturbada da nossa História. Não faltam as descrições de uma cerimónia carbonária, de uma cerimónia maçónica, e um olhar crítico aos acontecimentos em Fátima.

Passados cem anos sobre a batalha de La Lys, esta obra assume-se como um tributo a todos os portugueses que tombaram na Grande Guerra, um tributo aos pioneiros da aviação militar portuguesa e uma homenagem ao único soldado português fuzilado em França, cuja memória foi timidamente reabilitada em Setembro de 2017”.

 

Rui Bondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub