FORMAÇÃO DE BASE PARA EDUCADORES PARENTAIS

por Rua Direita | 2017.06.14 - 18:23

FORMAÇÃO DE BASE PARA EDUCADORES PARENTAIS
ENQUADRAMENTO

No âmbito da execução do Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental – o CLDS 3G Viseu Igual cria e desenvolve o Programa de Apoio à Parentalidade Positiva e o Centro de Recursos para a Parentalidade Positiva. Além da intervenção direta com pais e mães, perspetiva-se também por esta via a capacitação de profissionais e organizações para o trabalho neste domínio através da criação de uma oferta formativa especializada.
As Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, na dupla qualidade de Entidade Coordenadora Local da Parceria do CLDS 3G Viseu Igual e de Entidade Formadora Certificada pela DGERT, promove assim a 1ª edição do Curso de Formação de Base para Educadores Parentais que tem como finalidade primeira a criação de um Bolsa de Voluntariado Técnico para o desenvolvimento de grupos de educação parental no concelho de Viseu.

 

OBJETIVOS
1. Desenvolver conteúdos formativos que contribuam para formar e capacitar técnicos das áreas social, educativa e de saúde para a educação familiar e parental.
2. Dar a conhecer os mecanismos operativos do Programa de Apoio à Parentalidade Positiva para o concelho de Viseu e formar uma bolsa de voluntariado técnico.
3. Contribuir para a sustentabilidade desta tipologia de resposta no âmbito territorial da intervenção do CLDS 3G Viseu Igual.

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Enquadramento sociopolítico e concetual da promoção da parentalidade positiva.
2. Especificidades da educação parental enquanto tipologia de intervenção.
3. Perfil de competências e o papel do/a Educador/a Parental.
4. Apresentação e análise comparativa de diferentes programas de educação parental baseados em evidência científica.
5. Apresentação e operacionalização do Programa de Apoio à Parentalidade Positiva do CLDS 3G Viseu Igual: pressupostos, procedimentos, instrumentos e análise de casos práticos.

 

METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO
Combinação de metodologias participativas e expositivas, com treino de competências.
Avaliação: A finalização do curso supõe a realização da componente de formação e da componente de ação. A avaliação é contínua e realizada a partir de atividades específicas. A classificação é traduzida numa escala de 0 a 20 valores, correspondendo a avaliação final à média das avaliações das duas componentes do curso.

DIAS da componente de formação: 16 e 30 de setembro e 7 de outubro de 2017
HORÁRIO: pós-laboral (sábados) das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30.

DIAS/HORÁRIO da componente de ação: a designar de acordo com os cronogramas dos grupos de educação parental vigentes e com a disponibilidade de cada formando/a.

DURAÇÃO:

Componente de Formação – 24h + Componente de Ação – 18h

LOCAL:

CLDS 3G Viseu Igual I Rua João Mendes, Nº 51 R/c Direito I 3500-142 Viseu

PÚBLICO-ALVO:

Técnicos superiores ou Alunos do ensino superior das áreas educativa, social e de saúde (Psicologia, Ciências da Educação, Serviço Social, Educação Social, Animação Socioeducativa/Sociocultural, Sociologia, Medicina, Enfermagem).

ÁREA DE FORMAÇÃO:

762 – Trabalho Social e Orientação

FORMA DE ORGANIZAÇÃO:

Formação presencial.

MODALIDADE DE FORMAÇÃO:

Formação-Ação
Uma formação complementada com a vertente prática que permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos. Deste modo, para além da componente de Formação, os/as formandos/as acedem a mais 18 horas da componente de Ação exercendo, na qualidade de voluntários/as, o papel de educadores/as parentais coadjuvantes num dos Grupos de Educação Parental promovidos pelo Programa de Apoio à Parentalidade Positiva do CLDS 3G Viseu Igual.

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO:

Presença obrigatória em pelo menos 80% do total da duração da ação (componente teórica e componente prática) e aproveitamento no final da formação-ação. Formação certificada pela DGERT.

FORMADORA:

Ana Condeço Simões
Licenciada (desde 2001) e mestre (desde 2012) em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com especialidade em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Doutoranda em Ciências da Educação, área de especialização em Educação Social, com o projeto de investigação “Metodologias participativas na gestão de projetos sociais: um estudo de âmbito nacional com profissionais do Programa CLDS+”.
Educadora parental desde 2005, tem aprofundado o seu conhecimento sobre programas e materiais de intervenção baseados em evidência pela frequência de diversos cursos de formação especializada.
Ao longo da sua carreira profissional tem criado e desenvolvido variados projetos de intervenção e educação familiar e parental cofinanciados por fundos comunitários em colaboração com serviços e estruturas municipais (“Escola de Pais” – 2005/06; “Espaço Famílias” – 2007/08; “À descoberta de JU – Oficina psicopedagógica de prevenção do bullying” – 2007/2008; “Curso de Promoção de Competências Familiares” – 2008/09; “GAF-Gabinete de Apoio à Família” – 2008/10, entre outros). Neste contexto, tem orientado estágios curriculares, profissionais e voluntários.
É coordenadora do CLDS 3G Viseu Igual e nesta qualidade concebeu e coordena o Programa de Apoio à Parentalidade Positiva e o Centro de Recursos para a Parentalidade Positiva.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Cumprimento dos requisitos de base definidos para o público-alvo. Ordem cronológica da inscrição.

INSCRIÇÕES:

As inscrições são GRATUITAS mas limitadas a 20 participantes.
Para efetuar a sua pré-inscrição deve preencher e submeter o formulário on-line.
Documentos a apresentar para efetivar a inscrição em caso de seleção:
– Comprovativo do grau académico ou frequência de ensino superior.
– CV.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub