Festival Serranias – Soutosa

por Rua Direita | 2019.11.06 - 00:14

Decorreu no passado fim de semana o Festival Serranias, em Soutosa, Moimenta da Beira.

Numa organização conjunta da União das Juntas de Freguesia de Soutosa e Segões, da Associação de Baldios Terras de Aquilino Ribeiro e do Município de Moimenta da Beira, este evento, em torno da etnografia, da gastronomia, da cultura, da música e do comércio de produtos endógenos, ano após ano, vem-se firmando fruto do seu rigor e qualidade, com amplo sucesso no panorama regional deste tipo de actividades.

Desde todo o cerimonial centenário do abate do “cevado”, confecção e consumo das muitas iguarias que nos proporciona, até aos míscaros que não faltaram no bom arroz a correr, o folguedo musical soube dar o seu excelente contributo para animar o muito público que não se fez rogado a afluir.

No domingo decorreu a apresentação da antologia “Inspiração Aquiliniana” que congregou nas suas páginas 52 contos, poemas e fotografias sob a égide do Mestre Aquilino, naquela que foi uma marcante homenagem que ultrapassou géneros e faixas etárias, com muita qualidade e entusiasmo.

Isilda Monteiro foi a maestrina desta sínfona partitura. A edição esteve a cargo das supra citadas entidades. Na apresentação, usaram da palavra Gilberto Ramos, presidente da Associação de Baldios Terras de Aquilino, Pedro Sousa, presidente da UJF de Soutosa e Segões, Carlos Nabais que teve a seu cargo o design do livro, Isilda Monteiro, a sua alma mater, Paulo Neto, director da revista literária “aquilino” e José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, o qual, como há muito nos habituou nas suas discursivas intervenções, foi superiormente eloquente, assim marcando com seu cunho pessoal a cerimónia, com a sala cheia de interessada assistência e presença de vários autarcas, entre eles os vereadores Francisco Cardia, Susana Lemos e António Caiado, bem como o presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sarmento.

Houve uma brilhante intervenção musical com o duo Pedro & Inês. Seguiu-se um beberete aquliniano.

A organização do evento está de parabéns. Venha o próximo!

Fotos de Carlos Rafael

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub