FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE VOLTA A TABUAÇO

por Rua Direita | 2018.08.08 - 19:08

 

 

A noite de ontem, 07 de agosto, foi uma vez mais animada com a realização do Festival Internacional de Folclore, que vai já na IV edição consecutiva e contou com a participação de 7 ranchos internacionais de outros continentes e países tão diversos como Geórgia, Argélia, República Checa, Quénia, Sérvia, Rússia e Chile.

 

Representantes dos ranchos folclóricos, subiram ao palco para apresentação de cumprimentos e ouviu-se o Hino Nacional de cada país, um gesto de cidadania que enobrece os cidadãos, portadores de uma missão com viagem pelo mundo do folclore.

Durante três horas de duração do espectáculo, o público que aderiu em massa, apreciou e aplaudiu, musicas e danças variadas que representavam a cultura e tradições de outros povos. Como anfitriões estavam também os ranchos folclóricos de Chavães e Granja do Tedo, que com o seu repertório musical, representaram dignamente o concelho e o país, abrindo e fechando o festival, respetivamente.

Feita a habitual troca de lembranças entre os ranchos convidados e o município, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Carvalho, agradeceu a presença de todos os grupos e o brilho que deram a mais esta iniciativa cultural, deixando uma palavra muito especial aos emigrantes, que ainda se encontram de férias, porque “esta festa é principalmente dedicada a eles”.

Chegados pela manhã, os grupos efetuaram uma visita à Quinta do Seixo, seguida de almoço no Santuário de Nossa Senhora do Sabroso, em Barcos, tendo a receção oficial sido no salão Nobre da Câmara Municipal numa sessão de boas vindas, presidida pelo senhor Presidente da Câmara, havendo ainda a oportunidade de visita a alguns lugares turísticos do concelho.

Este evento, com a colaboração da Associação Folk de Cinfães, integra-se numa digressão que levaram estes grupos a atuar noutras zonas e regiões do país, ficando a garantia que no próximo ano voltarão com folclore de outros países, reeditando a edição para a qual já estão a trabalhar.

 

Ana Araújo

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub