Estudantes de Moimenta da Beira, Viseu e Mangualde discutem a Europa em Braga

por Rua Direita | 2017.04.23 - 11:29

 

 

Alunos das Escolas Secundárias de Moimenta da Beira, Mangualde e Viseu participam na 36ª Sessão de Seleção Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ) que está a decorrer em Braga desde quinta-feira, 20 de abril, até domingo, dia 23. No evento de quatro dias serão escolhidos os estudantes do Ensino Secundário que representarão Portugal em sessões do PEJ no estrangeiro.

A escolha baseia-se no trabalho realizado pelas seis comissões – cada uma constituída por oito alunos e um coordenador –, que criam moções de resolução sobre tópicos da atualidade europeia, de acordo com competências parlamentares que lhes são atribuídas.

Tendo como tema principal “Ações – Baricentros da Sociedade Assimétrica”, os tópicos a debate estão relacionados com as várias clivagens e desequilíbrios presentes na sociedade, tais como a corrupção, a gentrificação, a saúde mental, o controlo de fronteiras, as “fake news”, a gestão das pescas e a estratégia de defesa europeia.

Os principais objetivos do Fórum são a sensibilização da juventude para a importância de uma participação ativa na cidadania europeia, estabelecendo o contacto com os mais variados temas discutidos na atualidade europeia e até mundial, bem como a aquisição de soft skills transversais a várias áreas disciplinares que são valiosas para o trabalho em equipa tanto no evento como, futuramente, no mundo profissional.

Esta 36ª Sessão de Seleção Nacional conta com o apoio de várias entidades, tais como a Câmara Municipal de Braga, a EPB, o IPDJ, o GNRation, a Bloomidea e a CCDR-Norte O evento é organizado pela Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens (APPEJ), inserida na rede internacional European Youth Parliament.

 
Rui Bondoso
(Gabinete de Comunicação)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub