“Diálogo a Três – Património: de geração para geração”

por Rua Direita | 2018.04.09 - 17:26

 

 

O Museu Nacional Grão Vasco (MNGV) acolhe no próximo dia 18 de abril, a partir das 15.00h, a conferência “Diálogo a Três – Património: de geração para geração”, iniciativa de organização conjunta entre esta instituição cultural e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

 

O evento realiza-se no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e integra a programação do Ano Europeu do Património Cultural 2018 – cujo enfoque será o pensar, utilizar e gerir os elementos patrimoniais culturais, que são, eles mesmos, objeto de transmissão entre comunidades e gerações.

Os diálogos propostos, no sentido de uma relação entre os oradores convidados e a assistência, pressupõem contribuir para debater e melhor compreender as dimensões existentes em torno ao “objeto patrimonial” mas, sobretudo, quanto ao espectro de influência que a noção de Património Cultural alcança, no domínio do quotidiano, enquanto elemento de “coisa pública” que, independentemente da propriedade ou posse concretas, a todos diz respeito.

A abertura do certame conta com a presença do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, João Monney Paiva, e da Diretora do Museu Nacional Grão Vasco, Paula Cardoso. “Gestão do Património e Matriz de Pensamento”, com assinatura de Lino Tavares Dias (FLUP/CITCEM), “Desafios para a Gestão do Património Cultural”, da autoria de David Ferreira (DRCN) e “Visita ao Património Classificado do Centro Histórico de Viseu”, da lavra de Liliana Castilho (ESEV-IPV/CITCEM), constituem o leque das comunicações do programa da conferência.

         A entrada é livre e não carece de inscrição.

 

 

 

 

Pedro Coutinho

Joaquim Amaral

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub