Culturiza-te – Carregal do Sal

por Rua Direita | 2017.12.01 - 10:47

O CULTURIZA-TE irá realizar-se no próximo sábado, dia 2 de dezembro, em Carregal do Sal, no JotapêBar.
É um evento de cariz cultural, onde pretendemos expor várias formas de arte de mais de uma dezena de artistas, ouvir poesia, promover um debate e, por fim, escutar a boa música dos Sonhos Rotos.

 

A exposição começará às 14:30h e durará o resto do dia, com desenhos, fotografias, escultura e pintura. Todas as obras são da autoria de “gente da terra“, munícipes de Carregal do Sal e cidadãos da região, o que tanto nos orgulha.
A declamação de poesia está marcada para as 17:30h e o debate seguir-se-á às 21h, com o deputado Luís Monteiro, a Associação Naco, a Associação Folias e Tropelias e o Carregal Positivo.
A música dos Sonhos Rotos terminará o programa e tem início às 22:30h.
Cabe agora um breve reflexão sobre a origem do CULTURIZA-TE. Situada no interior, a simples vila de Carregal do Sal necessita de dinâmica e movimento. A verdade é que, se pensarmos o município na sua dimensão cultural, pouco temos a dizer. A situação da Biblioteca Municipal é conhecida, bem como a do Museu e a do Centro Cultural, são espaços esquecidos ou monopolizados, escusadas são mais palavras. Os espectáculos que vão havendo estão monopolizados por grandes companhias de teatro e musicais. Não se fazem exposições de pintura ou escultura e quando se fazem não existe uma forte e boa divulgação. Quase que podemos dizer que os nossos artistas são renegados pela própria vila, que tão pouco tem para lhes oferecer.

A nossa ideia é mostrar que temos bons artistas locais; promover o debate e o diálogo sobre a questão cultural local, regional e nacional; repensar o concelho; propor projectos para apresentar na Assembleia Municipal, órgão para o qual foi eleito o Diego Garcia, membro do Carregal Positivo. Desde pintura, desenho, escultura, música, vamos ter um pouco de arte para todos os gostos! O CULTURIZA-TE é, provavelmente, um dos eventos organizados pelo Carregal Positivo que mais nos deixou orgulhosos.
Deixamos, assim, o convite a todas as pessoas para que, neste sábado, dispensem 15 minutos e nos venham visitar! Vamos promover a cultura local, que tanta vida traz ao município!

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub