Como lidar com a pessoa com demência é o tema da nova sessão de capacitação promovida pela ESSV

por Rua Direita | 2019.11.22 - 22:07

Como lidar com a pessoa com demência é o tema da nova sessão de capacitação promovida pela ESSV

Projeto “Olhar+ para quem cuida”, promovido pela Escola Superior de Saúde (ESSV) do Politécnico de Viseu (PV), tem como objetivo principal capacitar os cuidadores formais e informais no cuidado à pessoa em situação de dependência.

A Escola Superior de Saúde Viseu promove no próximo dia 27 de novembro (quarta-feira), pelas 15h00, nas suas instalações, mais uma sessão de capacitação do Projeto “Olhar+ para quem cuida”, subordinada à temática “Como lidar com a pessoa com demência”, iniciativa destinada como habitualmente a todos os cuidadores formais e informais. Esta formação surge no seguimento da sugestão efetuada pelos cuidadores que frequentaram as sessões anteriores como sendo esta temática uma necessidade e prioridade para a sua atividade diária.

Promovido pela Escola Superior de Saúde (ESSV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), o projeto OLHAR+ para quem cuida visa dar resposta às necessidades da comunidade promovendo a humanização e parceria dos cuidados de saúde através da capacitação dos cuidadores informais e formais no sentido da promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas. Já decorreram diversas sessões, que abordaram temáticas como “Cuidados de higiene e conforto à pessoa dependente”, “Higiene oral”, “Alimentação”, “Prevenção de acidentes/quedas”, entre outras.

Como lidar com a pessoa com demência

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47,5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75,6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050. O Relatório “Health at a Glance 2017” da OCDE de 2018, apresenta novos dados sobre a prevalência da demência, colocando Portugal como o 4º país com mais casos de demência por cada mil habitantes.

Para a professora Odete Amaral, uma das coordenadoras do projeto, “a demência, sucintamente, refere-se a um conjunto de sintomas que provocam a destruição e perda de células cerebrais o que leva à diminuição ou perda de funções cognitivas, alterações do desempenho psicossocial, mudanças de personalidade e comportamento. Os cuidadores, formais e informais, que cuidam da pessoa com demência desempenham uma tarefa ‘cansativa’. Por forma a diminuir as consequências no cuidador que cuida da pessoa com demência é importante que os cuidadores estejam informados, capacitados sobre como cuidar, como comunicar e quais os apoios facilitadores existentes na comunidade. O cuidador pode experienciar uma sobrecarga psicossocial e física com várias consequências para a saúde do cuidador e família”.

Os cuidadores interessados poderão inscrever-se acedendo ao link elencado na página da ESSV: http://www.essv.ipv.pt/

Projeto “Olhar+ para quem cuida”

A entidade responsável do projeto é a Escola Superior de Saúde de Viseu do IPV, tendo como coordenadoras as professoras Rosa Martins e Odete Amaral e o apoio dos estudantes do 4º ano do curso de Enfermagem. São parceiros deste projeto o Município de Viseu, Juntas de Freguesia, Centro Hospitalar Tondela-Viseu e Agrupamento de Centros de Saúde.

A iniciativa, que surge no âmbito da candidatura ao Orçamento Participativo Jovem 2018, tem como objetivos: i) Identificar as necessidades prioritárias dos cuidadores formais e informais de pessoas em situação de dependência; ii) Capacitar os cuidadores formais e informais no cuidado à pessoa em situação de dependência. Para concretizar estes objetivos pretende-se, com recurso aos laboratórios práticos da ESSV, receber as famílias, cuidadores informais e formais para formação (da informação ao treino) sobre procedimentos e técnicas de saúde. Estas sessões de promoção da saúde e melhoria dos cuidados de saúde são realizadas pelos estudantes de enfermagem, supervisionadas por docentes da Escola Superior de Saúde do IPV.

Joaquim Amaral

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub