Cerca de 500 apreciadores de vinhos reponderam à chamada Enóphilo Wine Fest Coimbra

por Rua Direita | 2018.06.11 - 21:08

 

 

O Convento São Francisco foi o palco escolhido para receber a primeira edição Enóphilo Wine Fest Coimbra. Havia, num só espaço, mais de 200 referências em prova e quase 500 apreciadores responderam ao apelo,  desfrutando em pleno da experiência sensorial.

 

Realizou-se, no passado sábado, dia 9 de junho, a primeira edição ENÓPHILO WINE FEST COIMBRA. Organizado por Luís Gradíssimo, fundador da marca Enóphilo, o evento encheu de vida o Convento São Francisco, reunindo apreciadores de vinhos e espumantes de Coimbra e arredores. “Quase quinhentos enófilos responderam à chamada” garante o organizador.

O ENÓPHILO WINE FEST COIMBRA conseguiu juntar vinhos de quase todas as regiões, de produtores criteriosamente selecionados, dando a conhecer a elevada qualidade e o potencial de Portugal.  A experiência foi ainda enriquecida pela presença dos próprios produtores e enólogos, permitindo fazer deste evento um espaço de troca de conhecimentos e cultura vínica com apreciadores e profissionais do retalho e da restauração.

Para Luís Gradíssimo o balanço foi positivo: “Uma estreia numa cidade que tão bem acolheu esta iniciativa, num ambiente fantástico, que nem a chuva conseguiu estragar”. De destacar também a boa adesão às três Provas Especiais, limitadas a 20 lugares cada, que integraram o programa: Quinta do Cardo – passado, presente e futuro (Beira Interior); Uma vertical “Sem Igual” (Vinho Verde); Villa Oeiras: colheitas com história (Vinho Carcavelos). Vinhos extraordinários, provados em condições ímpares, num verdadeiro elogio aos sentidos.

O público respondeu à chamada e a prova foi superada. “Um sinal claro de que a região quer ter este evento, e isso é o suficiente para, desde já, garantir o regresso em 2019!”, destaca o organizador. Para o ano o ENÓPHILO WINE FEST COIMBRA regressa, e voltará a realizar-se em junho, em data a anunciar.

De salientar que a próxima edição, com a mesma assinatura de qualidade, acontece mais a norte, na cidade do Porto. A terceira edição ENÓPHILO WINE FEST PORTO, acontece no dia 17 de novembro, no edifício da Alfândega, junto ao rio Douro. Tome nota na agenda!

 

OS PRODUTORES

Vinho Verde: Quinta do Ferro; Quinta do Outeiro; Quinta do Regueiro; Covela; Vinho Verde Young Projects (Vale dos Ares, Quinta de Santiago, 100 Igual, Cazas Novas); Anselmo Mendes.

Douro e Porto: Quinta da Rede; Vinilourenço; Quinta da Costa do Pinhão; Vieira de Sousa.

Trás-os-Montes: Quinta do Gago; Do Joa.

Dão: Casa Anadia;Quinta de Lemos.

Bairrada: Joaquim Arnaud; Quinta dos Abibes; Giz by Luis Gomes; Quinta da Lagoa Velha; Quinta das Bágeiras; Kompassus.

Beira Interior: Quinta do Cardo; Anselmo Mendes.

Tejo: Romana Vini; Casal Branco; João Barbosa.

Lisboa: Quinta de Pancas; Joaquim Arnaud; Infinitude; C. M. Oeiras – Vinho Carcavelos; Romana Vini; Quinta do Lagar Novo.

Península de Setúbal: Joaquim Arnaud; Herdade do Cebolal; Herdade do Portocarro.

Alentejo: Joaquim Arnaud; Vinha das Virtudes; João Barbosa.

 

SOBRE A MARCA ENÓPHILO

É a nova marca do projeto fundado por Luís Gradíssimo e assume-se como um projeto inspirado pelo vinho, com atividades ligadas ao vinho, dirigidas a quem gosta de vinho: o enófilo. Esta nova marca, apresentada em 18 de novembro de 2017, surge no seguimento do trabalho realizado pelo Wine Club Portugal, clube de vinhos vocacionado para todos os apreciadores de vinho, conhecedores experimentados ou consumidores em fase de iniciação à prova, com um objetivo comum: desfrutar em pleno do vinho. ENÓPHILO é a nova assinatura de garantia para a divulgação de todas as regiões vínicas de Portugal, castas e estilos, com vinhos criteriosamente selecionados e diferenciados, sempre de elevada qualidade, tipicamente de baixa produção e de disponibilidade limitada. A organização de eventos vínicos é uma das missões, como é o caso do ENÓPHILO WINE FEST Lisboa, Coimbra e Porto, bem como o Concurso Internacional de Espumantes BRUT EXPERIENCE e o evento com o mesmo nome que lhe sucede; sem esquecer as visitas a produtores, workshops e cursos, provas comentadas e jantares temáticos. Ao nível corporate, ENÓPHILO organiza eventos vínicos à medida e cabazes oferta.

 

SOBRE LUÍS GRADÍSSIMO 

Enófilo e provador experimentado, Luís Gradíssimo é o fundador e responsável do Wine Club Portugal, projeto que agora assume a marca ENÓPHILO . É Licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Nova, tem um MBA e Mestrado em Gestão pelo ISEG, e concluiu com sucesso a especialização Wine Business Management, da Universidade Católica, tendo também enriquecido o curriculum com formações da Wine and Spirits Education Trust. Assumidamente apaixonado pelos vinhos portugueses, Luís Gradíssimo faz do vinho a sua vida: ajuda apreciadores de vinhos a fazer as melhores escolhas, organiza eventos, como o ENÓPHILO WINE FEST Lisboa e Porto, dá formações, participa em provas e assina o seu Blogue pessoal, AVINHAR: http://avinhar.blogspot.pt/. No inicio de 2017 viu o seu trabalho reconhecido, tendo conquistado o Prémio Especial Paixão Pelo Vinho na categoria “Blogger de Vinhos”, distinção que premiou os melhores profissionais da última década.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub