Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebe apresentação da Revista CEPIHS 9

por Rua Direita | 2019.12.12 - 14:26

A Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo recebe no próximo dia 14 de dezembro, pelas 14h30, o lançamento da revista CEPIHS 9.

A apresentação da revista fica ao cuidado de Élia Mofreita, diretora do Arquivo Distrital de Bragança.

A revista do Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social é consagrada nesta edição a Francisco António Correia.

Francisco António Correia foi um ilustre professor, historiador, político, economista e diplomata que nasceu na Foz do Sabor, freguesia de Cabeça Boa, concelho de Torre de Moncorvo, em 1877 e faleceu em Lisboa, em 1938.

Licenciado em comércio pelo antigo Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, ingressou na carreira aduaneira, onde atingiu o posto de chefe de Serviços. Dedicou grande parte da sua vida ao magistério superior, tendo sido nomeado diretor do Instituto Superior de Comércio. Em 1920 foi ministro dos negócios estrangeiros e em 1921 ministro das finanças.

Em 1922 fez parte da missão intelectual que acompanhou ao Brasil o Presidente da República, em 1923 foi incumbido das negociações para a realização do “modus vivendi” com a França e em 1927, representou Portugal na Conferência Económica Internacional, na Sociedade das Nações. Foi também vogal da comissão executiva da Conferência da Paz.

Foi louvado várias vezes e possuía, entre outras as seguintes condecorações: comenda da Legião de Honra, grande oficialato de Santiago, grã-cruzes de Cristo, Três Estrelas da Letónia, Santo Olavo da Noruega, da Polónia Restituta, do Mérito Industrial. Nasceu e viveu numa época importante da vida nacional e ele contribuiu de várias maneiras para esse ciclo de desenvolvimento e de progresso.

Luciana Raimundo

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub