Atletas da Académica representam Portugal no Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática e no Campeonato da Europa de Trampolins

por Rua Direita | 2018.04.04 - 22:20

 

 

Por coincidência dos calendários internacionais, ginastas da Associação Académica de Coimbra vão participar em duas das maiores provas internacionais em ginástica acrobática e trampolins, em representação de Portugal.

Na Bélgica (Antuérpia), será realizado o 26º Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática, sob a tutela da Fédération Internationale de Gymnastique (FIG), sendo a delegação portuguesa uma das 19 presentes, no que será uma prova altamente competitiva em qualquer uma das especialidades. A delegação portuguesa, constituída por um par feminino, um par misto, um grupo masculino e um grupo feminino, conta com a participação das ginastas da Académica Ana Fontes, Ana Pratas e Ísis Coutinho, que atuam como grupo feminino. As ginastas fizeram a sua estreia internacional somente há um mês na Taça do Mundo da Maia, onde obtiveram o necessário apuramento. No Campeonato do Mundo, as três ginastas da Académica, assim como as restantes representantes nacionais, vão agora partilhar o palco com as estrelas maiores da Acrobática mundial, num evento que se espera volte a ser dominado pela Rússia, Bielorrússia e China.

As três ginastas da Académica serão acompanhadas pelo treinador João Dias, que igualmente integrará a equipa técnica nacional, e terão a sua competição no dia 13 de abril, com os esquemas Dinâmico, na parte da manhã, e de Equilíbrio, ao final da tarde. Já no dia seguinte, as atletas terão a sua prestação no esquema Combinado.

Na mesma semana, os ginastas da Académica Joana Abrantes e Diogo Fernandes irão participar no 26º Campeonato da Europa de Trampolins, a acontecer em Baku (Azerbaijão), sob responsabilidade da Union Europeenne de Gymnastique, e com a presença de 25 países, esperando-se uma maior supremacia das seleções da Rússia e Grã-Bretanha.

A delegação portuguesa, composta por 38 ginastas, juniores e seniores, em Trampolim, Duplo Mini-Trampolim e Tumbling, conta com os 2 ginastas da Académica na competição júnior, começando no dia 12 de abril com a prova de Trampolim Individual de Joana Abrantes que se estreia no evento europeu após a participação em três Campeonatos do Mundo. Esta ginasta voltará à competição dois dias depois, na especialidade de Trampolim Sincronizado, fazendo par com Mariana Catarino, sua colega de seleção.

No dia 13 entrará em ação Diogo Fernandes, na que será a sua terceira internacionalização e o segundo Campeonato da Europa, após a sua presença em Valladolid em 2016, onde conquistou a medalha de bronze por equipas em Duplo Mini-Trampolim, especialidade em que vai voltar a competir.

Realçar ainda que a delegação nacional contará também com o desempenho de João Marques como Juiz na competição sénior de Trampolim.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub