Alzheimer e outras Demências

por Rua Direita | 2017.10.25 - 18:16

“Encontro@VISEU2017: Alzheimer e outras Demências decorreu no dia 21 de outubro de 2017, em Viseu

 

Realizou-se a 21 de outubro de 2017, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) o encontro@VISEU2017: Alzheimer e outras Demências.

Integrada na atividade “Nas Freguesias para Lembrar” e fazendo parte do Plano de Ação do CLDS 3G Viseu Igual, esta conferência, de organização conjunta entre as Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu, na qualidade de Entidade Coordenadora Local da Parceria do CLDS 3G Viseu Igual e de instituição dinamizadora do Projeto Centro Apoio Alzheimer Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu, teve como parceiros institucionais a Associação Alzheimer Portugal, o Município de Viseu, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, o Instituto Politécnico de Viseu, o Instituto Português de Desporto e Juventude e o Grupo de Teatro Molhe de Grelos.

Na sessão de abertura, que finalizou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques, participaram ainda a Vice-Presidente do instituto Politécnico de Viseu, Manuela Ferreira, o Diretor do Centro Distrital de Viseu do Instituto da Segurança Social, Telmo Antunes, o Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu, João Balula, o Presidente da Alzheimer Portugal e das Obras Sociais do Pessoal da CM e SM de Viseu, José Carreira e a Coordenadora do CLDS 3G Viseu Igual, Ana Condeço Simões.

Com sala cheia, o dia foi preenchido por três painéis de oradores e duas mesas redondas, onde se conversou e partilhou, de forma natural e aprofundada, a temática da doença de Alzheimer e outras demências, assunto relevante e de debate premente na sociedade ocidental. As comunicações apresentadas nos painéis refletiram sobre diversas áreas, tais como formas de intervir localmente num problema de âmbito global, partilha de experiências de intervenção e contributos para melhorar a informação e a comunicação sobre as demências. Por sua vez, nas mesas redondas, deu-se a palavra aos cuidadores formais e informais e valorizou-se o papel dos parceiros e do trabalho em rede.

O evento foi ainda abrilhantado com a representação da peça de teatro “Cal do Amor e outras Enfermidades”, pelo Grupo de Teatro Molhe de Grelos. Na encenação, apresentada no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude de Viseu, e inspirada na obra “Cal” do escritor José Luís Peixoto, oito atores encarnam diferentes personagens relacionadas entre si através da amizade, laços familiares ou relações amorosas, e o centro da ação é Olga, uma mulher vítima da doença de Alzheimer, retratando-se as consequentes alterações no seu comportamento, na sua personalidade e na realização das suas atividades de vida diária.

Está prevista a realização de nova conferência versando sobre o mesmo tema para o próximo ano de 2018.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub