Académico de Viseu Natação – Prestação formidável na Ilha da Madeira

por Rua Direita | 2018.03.28 - 09:38

 

 

A equipa de natação do Académico de Viseu foi competir ao Funchal, no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores, estando em prova num total de 10 sessões de competição. Para este evento deslocaram-se à Ilha da Madeira um total de 629 nadadores, em representação de 106 Clubes.

 

Os Academistas conquistaram sete medalhas, um número fabuloso e que faz desta deslocação ao Funchal um sucesso, pois foi a equipa mais jovem, dos últimos anos, apresentada pelo Académico, nesta competição. Com uma média de idades muito baixa, e quase todos a pertencerem ao primeiro ano do seu escalão, era expectável uma tarefa muito difícil, no que ao pódio dizia respeito.

Joana Cardeal foi o expoente máximo desta jovem equipa, com 2 medalhas de bronze e três de ouro, pecúlio ao qual ainda soma a presença em mais 2 finais A, que por si só já tem grande valor, pois está entre o restrito número de atletas presentes nas finais mais importantes da Natação Portuguesa.

Neste campeonato os Academistas ombrearam com os melhores clubes do país, conseguindo sobrepor-se por várias vezes aso chamados “grandes”.

Beatriz Cardeal foi a estreante nestas andanças, logo com uma presença no pódio, onde esteve na prova de 800 Livres, onde arrecadou o bronze, ficando atrás de uma atleta do Futebol Clube do Porto e outra nadadora do Sporting Clube de Portugal, honrando assim a subida do símbolo do Académico ao pódio.

Os restantes atletas do Académico de Viseu conseguiram bater alguns dos seus máximos pessoais, vincando a excelente prestação do Académico de Viseu neste Campeonato Nacional.

Como nota fica o facto de a equipa de Natação do Académico conseguir estar presente em pódios Nacionais, em proavas organizadas pela Federação Portuguesa de Natação, há mais de uma década, de forma consecutiva.

 

Meeting de Natação da Madeira

Depois dos quatro dias de Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos, realizou-se nas Piscinas Olímpicas da Penteada o Meeting de Natação da Madeira, mas em piscina de 25 metros, adaptando-se a piscina com uma plataforma a meio, realçando-se a versatilidade do excelente complexo de piscinas do Funchal.

Nesta competição Joana Cardeal voltou a brilhar, com 3 vitórias, nos 200 e 400 Estilos e ainda na prova de 200 Livres, destaca-se a vitória nesta ultima prova, por apenas 2 centésimos e a uma atleta que estará presente no Campeonato da Europa.

Beatriz Cardeal ficou na segunda posição aos 400 Estilos, nadando ainda no Meeting, pelo Académico de Viseu, Ricardo Machado e André Santos.

Termina em grande a época de Inverno da natação Academista, que volta ao trabalho já no próximo dia 2, para a época de Verão.

IFrias

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub