A Última Rota da Transumância volta a Castro Daire

por Rua Direita | 2018.07.03 - 07:15

 

 

         O Município de Castro Daire recriou, nos dias 30 de junho e 1 de julho, o evento “ A última Rota da Transumância”.

         A iniciativa teve início na aldeia de Ribolhos, contando com a participação de cerca de 2500 ovelhas e cabras, acompanhadas de pastores e muitos participantes, para assim, participarem na recriação desta antiga tradição da transumância.

Esta Rota da Transumância com origens bem antigas fazia a ligação dos rebanhos entre a Serra da Estrela e a Serra de Montemuro, tendo Castro Daire recebido aquela que foi a última das Rotas dos transumantes.

Nas ruas da vila de Castro Daire , foram muitas as pessoas que aguardaram pela passagem do rebanho e reviverem esta tradição ancestral.

O primeiro dia da iniciativa terminou com o jantar sabores da transumância, para os pastores e participantes do evento, no qual tiveram a oportunidade de partilhar vivências, experiências e momentos culturais.

O segundo dia do evento iniciou-se pelas 6h30 da manhã, com a partida do rebanho com cerca de 1000 cabeças de animais, na sua maioria ovelhas, a partir do Parque das Carvalhas em Castro Daire até à Feira do Nicho, em plena Serra do Montemuro, onde terminou o evento com as tradicionais Lutas de Bois.

A promoção desta iniciativa pelo Município de Castro  Daire, teve como objetivo a atração de turistas ao Concelho, tendo os participantes e os visitantes o privilégio de reviver experiências únicas, quer a nível gastronómico quer ao nível das tradições locais e ancestrais, tais como, a degustação dos sabores da Transumância, cantadores e tocadores de concertinas e a exibição da luta do pau.

TDuarte

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub