A tradição da “Queima do Velho” em Moimenta da Beira

por Paulo Neto | 2017.12.28 - 10:52

 

 

“Traga o espumante, o bolo-rei e roupa velha vestida do avesso”. O repto, que repete sempre, é da organização da “Queima do Velho” que este ano volta a realizar-se em Moimenta da Beira na derradeira noite do ano que está aí à porta. A tradição cumpre-se novamente!

O programa tem marcada a concentração no Largo da Portelinha, no Arrabalde, por volta das 22h00, e a saída do velho e do grupo de concertinas que o acompanha, uma hora depois. O povo, esse vai juntando-se engrossando o cortejo que incorpora também homens que carregam luminárias a arder, um falso padre e muitas carpideiras que gritam em altos brados a ‘morte’ do velho.

O percurso atravessa as principais ruas da vila e demora cerca de 45 minutos até chegar ao Largo da Fonte de S. João, também no Arrabalde, onde decorrerá todo o ritual que se inicia quando da torre da igreja matriz, ali ao lado, se começar a ouvir as doze badaladas. É então que se lança fogo ao velho e se dá as boas vindas ao ano novo. Depois, há festa e animação de rua com espumante Terras do Demo e bolo-rei.

A não perder!

 

RBondoso