Viseu e as viaturas abandonadas na via pública

Viseu tem muitas viaturas abandonadas na via pública, proximidade e parques. Serão vários os motivos a originar o acto, cada caso devendo ser considerado nas suas várias vertentes: proprietário idoso, falecido, ausente no estrangeiro, indigência, desmazelo, etc. Mas e essencialmente cremos que os cidadãos abandonam seus veículos porque avariaram ou deixaram de precisar deles, deixando-os […]

  • 14:16 | Domingo, 17 de Maio de 2015
  • Ler em 2 minutos

Viseu tem muitas viaturas abandonadas na via pública, proximidade e parques. Serão vários os motivos a originar o acto, cada caso devendo ser considerado nas suas várias vertentes: proprietário idoso, falecido, ausente no estrangeiro, indigência, desmazelo, etc.
Mas e essencialmente cremos que os cidadãos abandonam seus veículos porque avariaram ou deixaram de precisar deles, deixando-os ao Deus-dará.
A ser assim, é uma atitude negligente, lesiva da qualidade de vida dos outros, da imagem zelosa que a cidade pretende ter, muito pouco ecológica, visualmente poluidora e completamente desarmoniosa.
Por vezes, também, os proprietários não têm condições económicas para proceder à sua remoção nem local para onde as remover. Também não é descartável a hipótese de serem viaturas roubadas e abandonadas (algumas até têm matrículas estrangeiras…).
A abordagem deste assunto quer-se de alerta e sensibilização para uma realidade e pedagógica na acção. Há legislação sobre o assunto. Há uma polícia municipal que poderia ser preparada para esta problemática e investida de ordens para agir em conformidade.
Anexo posturas de outros municípios que podem ser matriciais.
No fundo, uma viatura estacionada há mais de um mês na via pública é considerada abandonada. Há que as referenciar, detectar seus proprietários, notificá-los, dar-lhes um prazo para a remoção e/ou proporcionar-lhes esse serviço, para um parque a designar/criar pela autarquia, que viria a ser legítima proprietária do veículo por comum acordo ou após determinado prazo, podendo, então proceder ao seu abate/alienação.
Não ignoramos que o executivo tem muito em que pensar, que a oposição vive seus dias de Bela Adormecida, por isso o Rua Direita, de graça, faz o papel de ambas.
Não precisam de agradecer…
 
Ps: Deixamos duas dezenas de exemplos em fotografias. Todas foram tiradas dentro da zona urbana. Podíamos deixar meio cento ou mais… Mas não queremos ser acusados de tirar o trabalho aos eleitos, aos zelosos fiscais camarários e aos diligentes polícias do município. As viaturas fotografadas são um mero exemplo. O eventual abandono carece de legal confirmação.


 
 
 
 
 
 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial