Quem matou os pássaros da cidade?

O homem vem destruindo a biodiversidade do planeta, paulatinamente, por incúria, ganância, maldade ou… Há dias que vinha estranhando a ausência da “minha” passarada que, pontualmente, voejava pelo jardim a debicar a sua humilde refeição de pão esmigalhado quotidianamente distribuído. Também reparei que os pombos – quase ex-libris da nossa urbe –  aqui e ali […]

  • 23:34 | Quinta-feira, 10 de Setembro de 2015
  • Ler em < 1

O homem vem destruindo a biodiversidade do planeta, paulatinamente, por incúria, ganância, maldade ou…
Há dias que vinha estranhando a ausência da “minha” passarada que, pontualmente, voejava pelo jardim a debicar a sua humilde refeição de pão esmigalhado quotidianamente distribuído. Também reparei que os pombos – quase ex-libris da nossa urbe –  aqui e ali escasseavam.
Mas como as nossas vidas são tão ligeiramente rápidas, não me detive no facto mais do que o tempo de achar – erradamente – que se deveria ao fim do estio.
Mas, se “com a morte de uma andorinha não se acaba a Primavera…
Hoje, o compadre Zacarias chegou-me esbaforido de indignação, com esta conversa:
“Sabes tu o que acabo de ouvir a umas senhoritas à mesa do café? Que alguém tinha andado a ‘regar’ as árvores da cidade com uma quantidade tal de pesticida que exterminou a passarada quase toda!”
Nem quis acreditar que tal fosse possível.
A sê-lo, é de uma tão monstruosa inconsciência e animalidade ou bestialidade que mereceria uma análise mais profunda e um melhor apuramento dos factos para os denunciar a quem de direito e punir quem tão mal fez…
 
A Polícia Judiciária terá ido em romaria (ou peregrinação) à Nossa Senhora dos Remédios, a Lamego.
Ou não terá sido questão de fé ou penitência e antes terão ido cumprimentar a venerável Câmara de Lamego, aproveitando o ensejo para visitar as tão faladas obras do Multiusos?
Provavelmente, a primeira hipótese… Só pode!

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial