O peso político de Almeida Henriques?

    Ao que se constata parece ser zero. A auto-estrada Viseu Coimbra veio trazer mais um “inconseguimento” a este autarca que tão bem se saracoteia sob as lâmpadas dos holofotes, mas, no palco da verdade factual, passa frequentemente uma imagem pífia de paródia. Assistir-lhe-á toda a razão na sua cruzada que é, também, a […]

  • 12:38 | Quinta-feira, 27 de Julho de 2017
  • Ler em 2 minutos

 
 
Ao que se constata parece ser zero.
A auto-estrada Viseu Coimbra veio trazer mais um “inconseguimento” a este autarca que tão bem se saracoteia sob as lâmpadas dos holofotes, mas, no palco da verdade factual, passa frequentemente uma imagem pífia de paródia.
Assistir-lhe-á toda a razão na sua cruzada que é, também, a luta de todos nós, porém, dos seus actos mais não se lobriga que um quase histérico adejar com muito bruáá de fundo, imensas parras e nenhumas uvas – matéria onde já devia ser expert.
Aconteceu novamente com o traçado desejável do novo IP3 que deveria ir de Viseu a Coimbra e, pelos vistos, irá de Santa Comba Dão a Coimbra, reparando – provavelmente numa 1ª fase – a parte mais perigosa do percurso para e talvez numa 2ª fase, concluir os 40 quilómetros em falta até Viseu. Sabe-se lá?
Muito já se escreveu sobre este assunto. O Governo PàF que Almeida Henriques integrou temporariamente como secretário de Estado da Economia, empurrou o assunto com a barriga ou, se preferirem, chutou para canto. As exigências de Almeida Henriques, à época, foram muito menos audíveis e estridulosas. Agora, falando caro, que a coisa foi “postergada” atacou-se de tal frenesim que até receamos lhe possa vir a dar uma convulsão de imprevistas consequências.
Quem quer a auto estrada Viseu Coimbra? Todos nós, exclame-se com ênfase. Porém, não ignoramos que compete aos “políticos” investidos de seu “poder” agir para que tal aconteça. Almeida Henriques não é vice-presidente da ANMP? Não é o presidente da “cidade-região de Viseu, que é um pulmão demográfico e industrial de toda a região”? A tal “infraestrutura estruturante” (passe a tautologia) é, efectivamente fundamental para a segurança rodoviária. O autarca não entende que se faça “meia autoestrada”. Pena é que tendo tido ensejo de decidir o não tivesse feito no mais oportuno dos momentos, quando teve “poder”.
O que se prevê, segundo a Infraestruturas de Portugal é uma ligação do IC12 em Santa Comba Dão à A13, até Ceira, a sul de Coimbra, ou por norte a Coimbra e daqui até Ceira, através de uma nova variante.
A nós também nos sabe a pouco, mas não passamos de um mero editor de uma plataforma de comunicação social…
Viseu sente-se excluída. Nós os viseenses também sentimos essa exclusão. Resta saber quais os fundamentos que estão na base desta decisão. Eventualmente, a falta de euros para a obra ideal, havendo-o apenas para a obra possível.
Entretanto, Almeida Henriques que ainda há relativamente pouco tempo prometeu pôr os funcionários da “sua” Câmara a pintar o IP3 – absurdo “gargarejo” não concretizado – afirma com a sua consabida verdade irrefragável que “meia solução não é, não será nunca, uma solução”. Nem o Einstein chegaria a tal conclusão. Mas meu estimado edil, ouça o Compadre Zacarias que afirma a boca cheia que “vale mais uma no papo que duas no saco”… E veja o lado bom e solidário da “coisa” contentando-se, por ora, com os benefícios que a meia autoestrada trará para os autarcas seus vizinhos, regozijando-se com eles, na certeza de que eles se regozijarão consigo quando este ou outro Governo, rosa ou laranja, arranjarem verba para os 40 quilómetros em falta.
 
 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial