Ó Arnaldo, queres caldo? Não minha Mãe que m’escaldo…

    Pois em Sernancelhe não é assim! O caldo é com fartura, qualidade, sabor e, todo ele, feito com produtos locais pela terra e pelo rio dados. Falo-vos da Festa de Sopas… Há uma genuinidade nestes eventos, onde as nossas torgas são postas à vista e a rusticidade é erigida a alto plano, que […]

  • 19:32 | Sábado, 21 de Fevereiro de 2015
  • Ler em 2 minutos

 
 
Pois em Sernancelhe não é assim! O caldo é com fartura, qualidade, sabor e, todo ele, feito com produtos locais pela terra e pelo rio dados. Falo-vos da Festa de Sopas…
Há uma genuinidade nestes eventos, onde as nossas torgas são postas à vista e a rusticidade é erigida a alto plano, que raramente se vê noutras festividades por esse território fora.
Se o encontro é de concertinas, lá se juntam 5 centos a atroar com galhardia e ímpeto de dedos e foles os ares da serra. Se é de pianistas ou de violoncelistas, a nata estará presente. Assim como o público que tanto aplaude a sinfónica harmonia da Banda de Ferreirim como uma notável contrabaixista da Eslovénia ou do Japão.
Nada ali é postiço ou presumido. Tudo é milimetricamente planeado com rigor, determinação e disciplina. A Câmara tem no seu Executivo e nos seus funcionários colaboradores que arregaçam mangas e dizem presente seja sábado, domingo ou feriado. Todos deitam mão a tudo e o resultado final, com este espírito de equipa bem coordenada é excelente.
Ontem, hoje e amanhã 14 stands expõem suas artes de tão aprumada quão singela e antiga culinária… Só paga é a malga, 2 ou 3 euros, que ainda e para mais é em bom barro negro e fica para si de recordação. E tem direito a 14 caldos a repetir quantas vezes seu arcaboiço lho permitir. Eram eles:
 
De Peixe;
De Feijão Vermelho;
De Cebola;
De Feijoca à Zebreira;
De Pescador;
Aveludado de Abóbora com Laranja;
Creme de Castanha;
Sopa à Lavrador;
Creme Désirée
De Castanha;
De Javali;
De Gravanços com Bacalhau;
Do Quarto da Maria Nova;
De Ervilhas com Bacon…
Provei quantos pude.
Todos tão deliciosos quanto é genuína a entrega, o saber e o bom gosto de quem os confeccionou.
 
Sernancelhe em Festa a mostrar o que vale. E como se não bastasse, há música e dança no ar!
Quão diferente é tudo isto das presumidas e parolas festarolas viseenses…

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial