Almeida Henriques inaugura a Etar de Fernando Ruas…

…ou melhor, a Etar de Viseu Sul. Quando Fernando Ruas lançou a 1ª pedra, em Setembro de 2013, proferiu “É a concretização de um sonho antigo”. O sonho de Ruas concretizou-se e AH inaugurou. Porém, na girândola “farandolesca” da sua encomiástica loquacidade, com epicentro no âmago de seu umbigo, AH muito gaba a obra que […]

  • 22:30 | Quinta-feira, 25 de Agosto de 2016
  • Ler em 2 minutos

…ou melhor, a Etar de Viseu Sul.
Quando Fernando Ruas lançou a 1ª pedra, em Setembro de 2013, proferiu “É a concretização de um sonho antigo”. O sonho de Ruas concretizou-se e AH inaugurou.
Porém, na girândola “farandolesca” da sua encomiástica loquacidade, com epicentro no âmago de seu umbigo, AH muito gaba a obra que fez e até, na sua costumeira megalomania logo o afirma no convite enviado: “uma das estações mais evoluídas do país e o maior investimento de sempre no concelho de Viseu”. Ainda bem. Por isso, convidou também Marcelo, o Presidente, que aproveitou para passar a maior parte do tempo em S. Pedro do Sul e na Feira Franca (Franca?).
Certo é que obra de relevo desta monta há muito não se via; que custou 40 milhões de euros e que tem raiz integral num projecto de Fernando Ruas, Américo Nunes e José Lemos; concebido pelo discernimento competente dos técnicos camarários; submetido ao Programa Operacional Temático Valorização do Território, com uma taxa de comparticipação de 85% de verbas comunitárias.
Foi esta a obra hoje inaugurada pelo herdeiro de Fernando Ruas.
Afinal, a grande obra que AH consegue, enfim, inaugurar… nada tem de seu cunho pessoal, de sua visão autárquica e do seu serviço público delineado no programa “Viseu Primeiro”.
O seu a seu dono. Esquecê-lo é, meramente, um banal acto que uma mente mais tortuosa poderia considerar de usurpação das ideias e das obras de outrem.
Viseu está de parabéns com mais este legado de Fernando Ruas.
 
NOTA:
A ETAR de Viseu Sul servirá as freguesias de Abraveses, Campo, Coração de Jesus, Faíl, Fragosela, Mundão, Orgens, Ranhados, Repeses, Rio de Loba, São Cipriano, parte da freguesia de São João de Lourosa, São José, São Salvador, Santa Maria e Vila Chã de Sá. Vai ainda permitir a desactivação das estações de S. Salvador e Teivas, Ribeira de Mide, Vila Chã de Sá, Póvoa de Sobrinhos, Repeses, Ranhados e Parque Industrial de Coimbrões.
 
(foto DR, c/ a devida vénia)

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial