A recondução do diretor do Museu Grão Vasco

    Parece-me haver por aí alguma agitação no que concerne à não recondução de Agostinho Ribeiro como diretor do Museu de Grão Vasco, num “mandato” com fim à vista em 31 de Janeiro. É o PS na Assembleia Municipal a prometer mover montanhas para que tal não aconteça. É o CDS pela voz da […]

  • 10:52 | Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2016
  • Ler em 2 minutos

 
 
Parece-me haver por aí alguma agitação no que concerne à não recondução de Agostinho Ribeiro como diretor do Museu de Grão Vasco, num “mandato” com fim à vista em 31 de Janeiro.
É o PS na Assembleia Municipal a prometer mover montanhas para que tal não aconteça. É o CDS pela voz da concelhia a toar-lhe loas. É Almeida Henriques a ficar triste como a noute e a falar de “ingratidão”, é Cota a rufar no bombo ao lado do “chefe”…
E porém, parece tudo cingir-se ao facto de o ministério da Cultura, por mãos da DGPC, ter aberto concurso para os diretores de museu em funções e sob sua tutela.
É um critério que lhe assiste e que põe todos em igualdade de circunstâncias, abrindo inclusivamente a porta a novos candidatos com currículos estimáveis, numa eventual lógica de renovação.
Nunca estes lugares foram eternos. Há uma movimentação que é do conhecimento de todos. Agostinho Ribeiro já passara pelo Museu de Lamego, antes de chegar ao MGV.
Tendo sido selecionado para “comissão de serviço” pelo período de três anos para o cargo de diretor do Museu Grão Vasco, cargo equiparado ao de direção intermédia de 2º grau, por despacho nº 1717/2014. D.R. nº 24, Série II de 2014-02-04, Agostinho Ribeiro pertence à carreira técnica superior do mapa de pessoal da Direção Regional de Cultura do Norte
Já aquando da sua não renovação à frente do Museu de Lamego a polémica estalara, invocando Agostinho Ribeiro “perseguições pessoais” da tutela por posições públicas assumidas, nomeadamente por perda de autonomia dos 28 museus do IMC
Ler aqui…
Qualquer técnico superior conhece as regras do jogo. Agostinho Ribeiro tendo obra feita nada tem a temer, sujeitando-se às regras do jogo e aos procedimentos concursais vigorantes para todos.
Ou este “bruáá” visa criar uma situação de excepção?

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial